Seguidores

quarta-feira, 27 de abril de 2016

HISTÓRIA 56 - A parábola da Dracma perdida

A parábola da Dracma perdida



















Passagem do evangelho:
Lc 15.8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?

Lc 15.9 E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.
Lc 15.10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

Vamos trabalhar, crianças pequenas (até 5 anos), com enfoque em reforma íntima.
Pensei em uma mais ou menos assim: preparar com antecedência 10 moedas feitas de papelão, de um lado, uma figura representando uma virtude ou boa atitude e do outro lado, a figura da dracma. Olha um exemplo aí:

Preparamos 10 caixinhas que trancaremos com cadeadinhos, como o exemplo que demos aqui. Em cada caixinha, vamos colocar uma das “Dracmas” que fizemos e fechamos com cada cadeado.
Fazemos também um quebra cabeças com uma candeia, onde cada pedaço, junto com uma das chavinhas preso a cada pedaço, e escondemos na sala. Olha aí umas imagens de candeias:



Fazemos também um cartaz grande, com a figura de Jesus e os dizeres: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” – João 8:12. E com espaço para colar o quebra cabeças que as crianças encontrarão.
Damos um jeito de escurecer a sala para que a luz fique bem fraca. Só tomar cuidado com as fobias das crianças e aproveitando o tempo não muito quente da primavera. 
Iniciaria a evangelização pedindo às crianças que encontrem os 10 pedaços do quebra cabeças que estão escondidos na sala, com a ajuda de uma lanterna. Coloque bastante coisas na sala, para dificultar um pouco.
Quando as crianças encontrarem todas as peças, clareie a sala para cada as crianças montarem o quebra cabeças no mural e abrirem, uma a uma, as caixas com as “Dracmas”. 
Perguntamos às crianças o que acham que significa cada uma das figuras que estão nas dracmas e faça a analogia: Nós temos muitos tesouros que todos temos em nós, mas que estão no escuro, ou seja, estão escondidos dentro de nós, e que Jesus é como se fosse a lanterna que nos ajuda a encontrar aquilo que temos de melhor. Mas temos que fazer nossa parte para encontrar esses tesouros, ou seja, temos que usar a vontade, a perseverança, e a prática.
Contamos a parábola com a ajuda de imagens.











Por último, para dar de lembrancinha, podemos colocar algumas moedas daquelas de chocolate em um saquinho pregado em um desenho de candeia em papel mais resistente, com a parábola impressa ou a passagem do evangelho que diz que Jesus é a Luz do mundo. 
  
Ou colocamos, junto com as moedinhas, a história ilustrada em forma de livrinho, para que coloram em casa. 
Marluce, espero que tenha ajudado, pelo menos para te inspirar! 
Beijos!!!!

Nenhum comentário: