Seguidores

quarta-feira, 27 de abril de 2016

HISTÓRIA 54 - Naamã é Curado de Lepra

Naamã é Curado de Lepra


Naamã é Curado de Lepra História Bíblica Ilustradahistória bíblia ilustrada naamã é curado de leprahistória bíblia ilustrada naamã é curado de leprahistória bíblia ilustrada naamã é curado de leprahistória bíblia ilustrada naamã é curado de leprahistória bíblia ilustrada naamã é curado de lepra
Naamã é Curado de Lepra História Bíblica Ilustrada

 Veja Abaixo o Roteiro da História

Vamos falar hoje de uma menina que não tem seu nome citado na Bíblia, mas que Naamã um homem rico e importante, precisou da ajuda dela.
Lepra era uma das doenças mais temidas daquele tempo. Alguns leprosos eram obrigados a ficarem fora das suas cidades, tendo que viver nos campos, deixados à própria sorte. Com certeza Naamã queria ser curado.
rio Jordão era pequeno e sujo comparado a outros rios. Naamã se achava muito importante para mergulhar num rio daquele.
Ler: 2 Reis 5
Versículo para DECORAR: “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais”. (Cl 3.20)
APLICAÇÃO: Mostrar de devemos aproveitar as oportunidades para falar de Jesus.Introdução
A história de hoje é de uma menina que foi levada como escrava para um país muito longe da casa dela. Ela aproveitou a oportunidade para falar de Deus naquele lugar.Desenvolvimento
 Essa menina foi levada como escrava para trabalhar na casa de Naamã, o chefe do exército da Síria. Naamã era homem respeitado e importante, mas havia um problema sério com ele: tinha uma doença grave chamada lepra. Essa doença dá feridas horríveis no corpo.
Vendo isto, a pequena escrava disse para a mulher de Naamã que se ele procurasse em Israel um profeta de Deus, chamado Eliseu, certamente seria curado. Naamã ficou sabendo disso e foi até a casa de Eliseu. Chegando lá, Eliseu mandou um mensageiro dizer a Naamã que deveria se lavar sete vezes no rio Jordão, e ficaria livre da sua doença.
Naamã ficou zangado com o recado; afinal ele era um homem importante e Eliseu nem saiu para lhe dar atenção, por isso resolveu ir embora. Mas os homens que estavam com Naamã disseram: “…Por que é que o Senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado? ” Então, Naamã resolveu se lavar sete vezes e foi curado. Que coisa boa! Ele ficou tão feliz que voltou para a casa de Eliseu para agradecer a cura. Quis até dar presentes, mas Eliseu não aceitou, porque sabia que não tinah sido ele que realizara o milagre, mas, sim, Deus. Eliseu apenas disse: ” Vai em paz”.
Sabem crianças, a melhor coisa que aconteceu nesta histária não foi somente a cura de Naamã, mas , sim, que ele reconheceu que Deus é o Deus verdadeiro. Ele disse: ” Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser Deus de Israel”.Conclusão
Uma pequena palavra da menina fez com que Naamã fosse curado, e cresse em Deus. E você, mesmo sendo pequeno, pode ajudar as outras pessoas, falando de Jesus


HISTÓRIA 60 - Naamã


Naamã e o Rio Sujo

Esta história está em 2 Reis 5:1-16.Toque seus cotovelos. Agora esfregue seus dedos uns nos outros. Qual você pôde sentir mais? Há muito mais nervos em seus dedos do que em seus cotovelos. Deus nos deu nervos especiais para nos ajudar a saber quando tocamos em algo quente, frio, duro, mole ou que dá dor. Pessoas com lepra perdem a habilidade de sentir essas coisas. Veja o que aconteceu com um homem que teve lepra.
Naamã era o comandante do exército da Síria. Ele era famoso por ganhar batalhas. E era amigo íntimo do rei.

Um dia esse guerreiro ficou muito doente. Sua pele começou a secar. Ficou branca e começou a cair. E ele estava perdendo alguma de sua habilidade de sentir coisas. Naamã tinha lepra, uma doença que nenhum doutor podia curar.

Uma garota israelita trabalhava para a esposa de Naamã. Ela foi capturada em um dos ataques da Síria contra Israel. A menina vivia agora longe de casa, entre os inimigos de Israel. Mas ela não tinha se esquecido das grandes coisas que Deus tinha feito por Israel.
“Por que seu esposo não vai pedirr ao profeta em Israel para curá-lo?” - ela perguntou à esposa de Naamã. “Eliseu poderia pedir a Deus para curar a lepra”.

Naamã tinha visto todos os médicos da Síria. Tinha tentado todos os remédios. Nada tinha funcionado. Eliseu era sua última esperança.

Naamã conduziu muitas companhias de soldados a Israel. Carroças seguiam, cheias de tesouro para pagar por uma cura milagrosa. Que vista estranha deve ter sido!

Mas Eliseu não deu a Naamã nenhum remédio. Não queimou incenso ou falou feitiços secretos. Mandou seu servo dizer a Naamã para ir tomar um banho - não em qualquer lugar, mas no Rio Jordão que circulava por perto.

Naamã ficou frustrado. Eliseu não tinha nem mesmo falado com ele! Ele esperava Eliseu perguntar ao Deus de Israel para fazer algo grandioso.
Mas tudo que lhe foi dito era para se banhar num rio sujo! E não uma vez! Sete vezes! Ele estava pronto pra ir pra casa. Se ele tivesse que tomar aquele banho, tomaria em casa. Os rios perto de sua casa fluíam rápido e limpos. O Jordão era um riacho lamaçento não mais largo que um estrada de camelo!

Felizmente, um de seus servos o parou. “Se Eliseu tivesse te pedido para fazer algo grande, o terias feito?” - ele perguntou.

Claro que sim, Naamã pensou. Tinha conquistado países inteiros, não havia coisa grande que ele não pudesse fazer - exceto curar-se a si mesmo.
O servo continuou: “Então qual a dificuldade em fazer uma coisa tão pequena?”

Naamã pensou sobre isso, então mudou de idéia. Iria fazer o que o profeta de Deus disse.

Foi ao Rio Jordão. Seis vezes se abaixou dentro d’água. Nada aconteceu. Ao levar da água a sétima vez, algo tinha mudado. Sua pele seca e pálida já era! Estava coberto com a pele saudável e suave de um bebê!

Não apenas estava mudado por fora, tinha também mudado por dentro. “Eu sei que o Deus de Israel é o único e verdadeiro Deus”, disse ele.

Só o amor de Deus poderia fazer uma garota serva ser amável para com seus captores. Só o poder de Deus poderia fazer milagres através do profeta Eliseu. E só a graça de Deus poderia curar um guerreiro estrangeiro de seu pecado e doença.

Deus quer dar Seus dons (presentes) de graça a todos, inclusive você.






































Naamã e a escrava sem nome

Esta história compôe a revista 'Livro de atividades' Turma do Querubim da editora Luz e Vida página 27 a 32 (cód. L&V 004.0930007) . É de excelente qualidade assim como outros materiais cd's, cantatas, livro de atividades, etc! Para conhecer acesse  http://www.luzevida.com.br/.
Luz e Vida Rua Trajano Reis, 672 CEP 80510-220
Tel. (41)323-2244

figura 1

figura 2

figura 3

figura 4

figura 5

figura 6

figura 7

figura 8

figura 9

figura 10

figura 11

figura 12

figura 13

figura 14

Essa menina é um exemplo do dever cristão de falar do amor de Deus, descomprometido de interesses pessoais. Indiferente a sua situação ela desejou o bem do outro,e transmitiu o amor e entusiasmo que tinha em Deus! Por isso ficou registrada, mesmo sem nome, mas marcou a história!

Nenhum comentário: