Seguidores

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

TEATRO 06: O DIABO QUER TE TIRAR DA IGREJA

O DIABO QUER TE TIRAR DA IGREJA



Versão para impressão
O Diabo tenta Jesus

Carlos começou a frequentar a igreja há meio ano. Estudo bíblico, reunião de jovens… De repente, por influência de demônios, ele passa a se achar desvalorizado, perseguido e injustiçado.

Daniel “corre” pra esclarecer desfazendo o mau entendido e alertando para a ação do Diabo.

Tema, como o diabo põe divisão entre os Cristãos.

Obs. Esta peça faz parte de uma série, com os mesmos personagens, em breve teremos as outras
Personagens:
Narrador
Chamuscado
Chamuscadinho
Diabo
Carlos
Daniel
Marta
Líder
Brenda
Garçonete

CENA 01 – Os demônios na rua

NARRADOR: Carlos aceitou a Cristo faz seis meses. CHAMUSCADO e CHAMUSCADINHO são os demônios designados por seu chefe, o Diabo, para tratar de afastá-lo do Senhor. Estão combinando entre eles.
CHAMUSCADO: Que vamos fazer? Carlos já deu um corte na Cláudia porque quer estudar a bíblia com Daniel e Fabíola. Ele tem aprendido muito e está orando cada vez com mais fé.
CHAMUSCADINHO: Pois é, se ele orando tanto, em pouco tempo seus pais e amigos também vão se converter.
DIABO: Burro, preguiçoso, sem noção, inútil! Vocês não servem pra nada? A forma mais fácil de derrubar o Carlos é promover problemas na sua igreja até que ele fique irritado, decepcionado e desista de ir lá. Vou mandar outros demônios pra ajudar a resolver isso.
CHAMUSCADINHO: E nós? O que faremos?
DIABO: Vocês têm que plantar sementes de discórdia, especialmente entre Daniel e Carlos. Colocar pensamentos como: “Daniel não tem tempo pra mim, está sempre com sua noiva”; “Como que o Daniel faz isso e quer passar por 'crente maduro'”; “Daniel está esquecendo de mim pra ficar com seus outros amigos”; “O pastor não me cumprimentou”; O diretor de louvor tratou o meu amigo e eu não consegui me concentrar na oração”. Estes pensamentos devem estar sempre na mente do Carlos.
CHAMUSCADINHO: E depois que estiver afastado da igreja, quando estiver sozinho, podemos destruir sua fé e fazer ele se sentir um miserável.
CHAMUSCADINHO: Totalmente miserável! Ao ataque!
DIABO: Um momento! Não esqueçam que a meta é que vocês ajam antes que ele ore ou lembre de um versículo. Precisamos de pessoas influenciando nas suas emoções que o levem a ficar fora do controle.
CHAMUSCADINHO: Então, vamos? Ao ataque!



CENA 2 Reunião de Jovens

(Enquanto o líder fala os demônios ficam entre os jovens)

NARRADOR: O líder dos jovens está falando na reunião enquanto os demônios estão colocando mentiras na mente de Carlos.
LIDER: Antes de começar a reunião preciso dar alguns avisos. Primeiramente tem gente chegando cada vez mais tarde nas reuniões. O horário da reunião é dezenove horas, não dezenove e quarenta e cinco.
CHAMUSCADO: Carlos, esta critica é porque você chegou uma vez atrasado, isso não é justo!
LIDER: Para que possamos ter um bom andamento vocês têm que cumprir com as vossas promessas. Quem está de responsável pelo lanche, tem que trazer. A menos que haja uma emergência, e ainda assim tem que avisar que não será possível. Se promete ensaiar as dezessete não pode chegar as dezoito e trinta… Se está comprometido em trazer algum alimento pra ajudar algum necessitado tem que cumprir.
CHAMUSCADINHO: Carlos, ele está fazendo toda esta novela porque você não foi com os jovens ajudar os pobres. Não adiantou informar que na semana seguinte você iria, e que naquela semana chegaram teus primos de surpresa. Ele está fazendo toda esta repreensão somente por este pequeno detalhe. Isto é injusto!
LIDER: Por último, quando tivermos eventos especiais precisamos ter visitantes. Na nossa festa evangelística não tinha nenhum visitante. Não pode isso!
CHAMUSCADO: Está vendo? Ele está implicando contigo. Nem tentou convidar ninguém… Você não é um bom cristão. É melhor não voltar mais aqui. Não precisa vir aqui pra ouvir reclamações, chega as reclamações que você recebe fora da igreja. Além disso está perdendo uma programação bem divertida na TV.
NARRADOR: Depois da reunião havia um lanche e um tempo de bate-papo. Carlos está só…
CHAMUSCADO: Ei, você está aqui sozinho? Viu quanto tempo e ninguém veio conversar? Já pensou que eles não querem você aqui? É melhor nem voltar…
(Daniel e Fabíola se aproximam de Carlos)
DANIEL: Carlos, qual é a boa? Como está?
CARLOS: Mais ou menos.
DANIEL: Amanhã vou te chamar pelo telefone. Tenho que levar a Fabíola pra casa antes das dez e meia. Se atrasar acho que terá inicio a terceira guerra mundial. Ah, antes que eu esqueça, terça-feira não teremos estudo bíblico é o aniversário da Fabíola.
CHAMUSCADINHO: Viu Carlos? O Daniel está arranjando formas de evitar estar contigo. É uma traição. É melhor não voltar mais na igreja.
CHAMUSCADO: Viu a Julieta? Nem te cumprimentou. Ela se acha superior, por isso não quer nem contato contigo. Assim que são os Cristãos. Pra que te juntar com eles?
MARTA: Carlos, tudo bem? Pode me ajudar com um problema… Convidei minha prima é a primeira vez que ela vem. Mas não tem ônibus que ela possa voltar pra casa. Pode dar uma carona pra ela?
CHAMUSCADO: Eles querem apenas tirar proveito da sua generosidade.
CARLOS: Pois… tenho que ir direto pra minha casa agora mesmo. Mas noutra ocasião será um prazer.
MARTA: Desculpa incomodar. Tomara que haja esta outra oportunidade.
CHAMUSCADO: Ah! A Marta está irritada contigo. Aqui não tem nada de bom, ninguém te quer… É melhor não voltar mais aqui.
CHAMUSCADINHO: Carlos, chega aqui pra ouvir esta conversa.
BRENDA: ...Clara disse, que a dona Linguaruda disse, que a esposa do diretor de louvor disse que o pastor está chateado com o Carlos
ROSI: Porquê? Que ele fez?
BRENDA: Não sei exatamente, mas deve ser horrível porque o pastor sempre é muito paciente e agora parece que está muito irritado. A Clara disse que o diretor também ficou enfurecido. Mas vou investigar. Estou morrendo de curiosidade pra saber o que aconteceu.
CHAMUSCADO: Estão falando de você, Carlos. O pastor vai te excluir. É completamente injusto, estão todos contra você. Nem deve ser cristão mesmo.


CENA III Quarto de Carlos

NARRADOR: Carlos já está decidido, não voltará mais pra igreja. Daniel telefonou…
CARLOS: Olá
DANIEL: Carlos, como está? Te vi triste no sábado a noite, e ontem não foi na igreja. Está com algum problema?
CARLOS: Não, não tem problema não. Só resolvi que não vou mais na igreja.
DANIEL: Mas, porquê? Que aconteceu? Depois de meio ano participando ativamente, não se toma uma decisão destas sem uma boa razão. Me conta o que está acontecendo.
CARLOS: Nada, somente é uma decisão minha.
DANIEL: E os estudos com a Fabíola e comigo, vai continuar?
CARLOS: Também não. Não quero mais nada com cristãos.
DANIEL: Carlos, vamos numa lancheria, é meu convidado. Passo na tua casa as sete. Abraço.




CENA IV - Reunião dos Demônios
NARRADOR: O Diabo veio receber o relatório do Chamuscado e Chamuscadinho.
DIABO: Como se foram?
CHAMUSCADO: Espetacular! Carlos já não vai na igreja, quase não lê a Bíblia e está muito decepcionado para orar.
CHAMUSCADINHO: Tudo aconteceu maravilhosamente. Chamuscado fez um trabalho muito bom com as fofocas.


CENA V - Lancheria

GARÇONETE: Já decidiram o que vão pedir?
DANIEL: Dois hambúrgueres e duas coca colas. Depois a gente pede mais alguma coisa.
GARÇONETE: Sinto muito, a Coca não está gelada. O único refrigerante gelado que temos é a Fanta.
CARLOS: Está bom… Tomamos Fanta
DANIEL: Carlos, já deve saber que a estratégia de Satanás é afastar você, e todos os cristãos da igreja. Pra ele é mais fácil atacar qualquer pessoa que esteja sozinha. Tenho visto isso acontecer com pessoas boas e não quero que aconteça com você.
Por favor, me diga como começou. Fiz algo que te ofendeu?
CARLOS: É… quando não teve tempo pra falar comigo no final da reunião de jovens e ainda desmarcou o estudo, pensei que não querias mais perder tempo comigo. As reclamações do líder de jovens...
DANIEL: Desculpa. É que o pai da Fabíola não é crente, e é brabo. Pensei que se atrasássemos poderia dar um castigo, tipo ficar seis meses sem sair. Mas estas coisas não deveriam te afetar. Pode vir na quinta estudar a Bíblia conosco?
CARLOS: Está bem, eu vou.
DANIEL: Carlos, sentiu quando o líder de jovens nos chamou a atenção?
CARLOS: Sim, sinto que é injusto. Durante estes seis meses cheguei tarde apenas uma vez.
DANIEL: Não estava irritado contigo. Mas o Paulo e os que vão com ele têm chegado três semanas seguidas somente na hora do lanche. E a Karla prometeu cantar dois solos mas não veio na reunião. No dia que estava marcado para levar os mantimentos aos necessitados não apareceu ninguém, embora 12 pessoas colocaram o nome na lista. O líder de jovens é uma pessoa boa, nos respeita, nos trata como amigos e responsáveis. Pra mim pareceu uma palavra necessária, aquela.
CARLOS: Eu pensei que era tudo dirigido pra mim.
DANIEL: Sabe porquê? É porque o demônio sempre quer fazer-nos entender que os outros estão contra nós. E coloca maus pensamentos em nossas cabeças.
Precisamos resistir. Olha o que a Bíblia diz: “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Efésios 4:2,3
CARLOS: Mas o pastor vai me excluir da igreja, e eu não fiz nada. É melhor eu não voltar.
DANIEL: De onde veio esta ideia absurda? O pastor me perguntou por ti, e me disse que estava preocupado contigo.
CARLOS: Eu escutei a Brenda quando falava que o pastor estava muito irritado comigo, e deve ser algo bem sério pois ela disse que o líder do louvor também se irritou.
DANIEL: A Brenda tem um problema sério com fofocas. Ela sai falando antes de ouvir toda a história. Ela imaginou que fosse Carlos da nossa igreja e saiu falando pra todo mundo. Outros 3 irmãos que se chamam Carlos já estiveram falando com o pastor para esclarecer a situação. De fato o que aconteceu foi que um senhor chamado Carlos Davi Loya Lopez, que nunca frequentou a nossa igreja, decidiu difamar o nosso pastor no jornal. Divulgou que o pastor estaria associado ao tráfico de drogas e que a igreja estava sendo usada para acobertar suas atividades criminais.
CARLOS: Puxa! Agora eu entendo porque tinha dito que o Diabo tem uma estratégia para afastar-nos da igreja. Quando decidi parar de congregar me senti bastante frio, ainda pior. Fui numa festa e não melhorei em nada, me senti mais arrasado. Mas agora resolvi voltar pra igreja sem me importar com o que estiver acontecendo. E estarei alerta para os truque do Diabo

Fonte WEB em espanhol DRAMAS CRISTIANOS

Temas: 
Idades: 
Diversos: 
nº de personagens: 

Nenhum comentário: