Seguidores

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Maria Vai com as Outras

Maria Vai com as Outras


Era uma vez uma ovelha chamada Maria. Onde as outras ovelhas iam, Maria ia também. As ovelhas iam para baixo, Maria ia também. As ovelhas iam para cima, Maria ia também.
Um dia, todas as ovelhas foram para o Pólo Sul. Maria foi também. E atchim! Maria ia sempre com as outras.
Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também.
– Ai que lugar quente!
As ovelhas tiveram insolação. Maria teve insolação também. Uf! Uf! Puf!
Maria ia sempre com as outras.
Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de ervilhas. Maria detestava ervilhas. Mas, como todas as ovelhas comiam ervilhas, Maria comia também. Que horror!
Foi quando de repente, Maria pensou: “Se eu não gosto de ervilhas, por que é que eu tenho que comer salada de ervilhas?”. Maria pensou, suspirou, mas continuou a fazer o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram saltar do alto do monte para dentro da lagoa. Todas as ovelhas saltaram. Saltava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: “mé!”. Saltava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra e chorava: “mé!”.
E assim quarenta e duas ovelhas saltaram, quebraram o pé, chorando “mé, mé, mé”! Chegou a vez de Maria saltar. Ela recuou, entrou num restaurante e comeu uma feijoada.
Agora, “mé!”, Maria vai para onde caminha o seu pé.

Sugestão de história para "hora do conto"- A ovelhinha perdida - Maria vai com as outras






Maria vai com as outras

Era uma vez uma ovelha chamada Maria. Onde as outras ovelhas iam, Maria ia também. As ovelhas iam para baixo Maria ia também. As ovelhas iam para cima, Maria ia também.
Um dia, todas as ovelhas foram para o Pólo Sul. Maria foi também. E atchim! Maria ia sempre com as outras.
Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também.
- Ai que lugar quente! As ovelhas tiveram insolação. Maria teve insolação também. Uf! Uf! Puf!
Maria ia sempre com as outras.
Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló.
Maria detestava jiló. Mas, como todas as ovelhas comiam jiló, Maria comia também. Que horror!
Foi quando de repente, Maria pensou:
“Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?”
Maria pensou, suspirou, mas continuou fazendo o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da lagoa. Todas as ovelhas pularam.
Pulava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: mé! Pulava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra e chorava: mé!

E assim quarenta duas ovelhas pularam, quebraram o pé, chorando mé, mé, mé! Chegou a vez de Maria pular. Ela deu uma requebrada, entrou num restaurante comeu, uma feijoada.
Agora, mé, Maria vai para onde caminha seu pé.

Sylvia Orlof





A ovelhinha perdida

Certa vez Jesus estava ensinando. Muitos cobradores de impostos que eram odiados pelo povo e pessoas que tinham fama de serem más estavam escutando. Os fariseus que eram os homens que não gostavam de Jesus e que entendiam muito da Lei começaram a criticar Jesus e a dizer: - “Este homem se mistura com gente de má fama e come com eles!” Jesus então contou-lhes uma parábola.

“Um homem tinha cem ovelhas.
E uma delas se perdeu, o que ele fez?
Deixou as noventa e nove pastando no campo e foi procurar a ovelha perdida até achá-la.
Quando a encontrou ficou muito contente, pegou-a e voltou com ela carregada nos ombros.
Chegando em casa, chamou os amigos e vizinhos e disse: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida!” Jesus então lhes disse: “ Do mesmo jeito haverá maior alegria no céu por uma pessoa de má fama e pecadora que se arrepende do que 99 pessoas justas e boazinhas que não precisam se arrepender.















Plano de Aula Pronto do Livro "Maria-vai-com-as-outras"

Este plano de aula tem como objetivos trabalhar a identidade e a autonomia na educação infantil. As atividades também podem ser incrementadas ainda mais, basta usar sua criatividade. Espero que gostem!

Tema do Plano de Aula: Construindo nossa própria identidade

Livro trabalhado: “Maria Vai Com as Outras” de Sylvia Orthoff.

Justificativa
Trabalhar com a história 'Maria Vai Com as Outras', o que possibilitará mostrar para as crianças que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.

Objetivos gerais
- Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
- Estimular a criatividade e o imaginário.
- Refletir sobre a identidade (Quem sou eu?)

1º Momento: Leitura do poema 'Identidade' de Pedro Bandeira. Outra sugestão: 'O nome da gente', também de Pedro Bandeira. Na rodinha, conversar sobre os poemas e sobre a Identidade de cada criança.



2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff
Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria. Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam? O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam? Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?

3º Momento: Jogo de boliche.
Construir um boliche com garrafa pet, usando um desenho de ovelha colado na garrafa. 
Regras: Formar equipes para jogar (equipe A,B,C e D). Jogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas; Elaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe. Vencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.


4º Momento: Teatro/Dramatização/Fantoches/livro de eva
Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras” usando fantoches, dedoches, aventais de histórias ou outro recursos que preferir. 





5º Momento: Finalização com oficina de sucata 
Uma linda sugestão é fazer com sua turma ovelhinhas na garrafa pet e encher de guloseimas ou pipoca. Depois da festa, a ideia ainda serve como porta trecos.


Modo de fazer a ovelhinha de garrafa pet: Para fazer a ovelhinha da imagem você irá precisar de uma garrafa descartável cortada na altura que você quiser, EVA atoalhado branco, EVA comum marrom (para as patinhas) e EVA cor da pele (para a carinha).

Para que o EVA contorne certinho a garrafa, corte no tamanho correto e vá colando e moldando com as mãos bem apertado ao redor da garrafa. Cole com cola quente. Logo após cole as patinhas e a cabeça. E para finalizar faça a carinha da ovelha (o nariz, a boquinha e os olhos), passe um pouco de blush rosa nas bochechas, e se quiser coloque lacinhos nas orelhas.

Dica: Você também pode reaproveitar outros materiais reciclados para confeccionar lembrancinhas como caixas de todynho, copos de danoninho e outros.

OUTRAS SUGESTÕES:

1-Cartaz da história em EVA



2- Ovelha de pipoca para pendurar




Você vai precisar de:
Cartolina ou papel cartão, pipoca branca, fita, cola

Como fazer: Desenhar e cortar uma cabeça da ovelha, corpo e pernas para fora da cartolina ou papel cartão. Cole a cabeça e as pernas no corpo. Espalhe uma fina camada de cola branca escolar sobre o corpo da ovelha. Polvilhe pipoca branca sobre o corpo e deixe secar. Use a fita para criar um gancho e laço para decorar a ovelha.

3- Saco de pipoca com rosto de ovelha



Para fazer uma ovelhinha porta pipoca você vai precisar:

  • Uma sacola plástica transparente
  • Uma cabecinha de isopor (faça também com EVA ou tampinha pintada, papelão...) 
  • Fita para o lacinho 
  • Pipoca
  • e detalhes em EVA.






4-Você também pode montar um livro da história em papel, eva ou feltro. 

ATIVIDADES EXTRAS









AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.


Extra: Dinâmicas e Brincadeiras

1- Ovelha e Pastor

Local espaçoso
Objetivo: O pastor alcançar a ovelha.
Regras:
Formar uma roda de mãos dadas. A ovelha fica no centro e o pastor de fora.
Dado o sinal o pastor deverá pegar a ovelha.
A roda deverá dificultar a passagem do pastor e facilitar a passagem da ovelha.
Só vale usar para escapar a ajuda da roda ao sair e entrar nela.
Quando a ovelha é agarrada, esta vai para a roda, o pastor vira ovelha e escolhe-se outro pastor. Termina quando acabar o interesse.

------------------------------------------------------------------------------------------------
2- Brincadeira da Ovelha perdida

Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “você é a minha ovelha perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.


Nenhum comentário: