Como Construir uma Cabine de Pintura na sua Garagem.
Muitas vezes, encontrar a forma mais confiável de pintar objetos é
mais uma arte que uma ciência. Pintar no chão pode ser muito difícil
e fazer mal às suas costas; pintar ao ar livre pode fazer com
que a poeira do vento grude na tinta fresca. Insetos,
pólen ou mesmo a poeira presente no ar
podem arruinar uma pintura perfeita.
Este guia vai lhe ajudar a criar a sua própria cabine de pintura para
usar na garagem ou no pátio. Cabines maiores podem custar
milhares de dólares e cabines pequenas que vêm em kits
permitem apenas que você pinte objetos pequenos.
Esta cabine tem baixo custo e vai servir para
fazer pinturas com spray ou compressor.
Passos
- 1Compre materiais da seção "Materiais Necessários".
- 2Visualize o projeto na imagem da direita. Se quiser, ajuste o tamanho da cabine de acordo com as suas necessidades. Uma cabine de 2 m 40 cm cabe em uma garagem de 2 carros ou um pátio grande. Para cabines mais estreitas, ajuste o comprimento dos três canos de 2m40cm e dos canos de cima.
- 3Pegue o cano de PVC e marque os lugares onde vai cortar. Se estiver usando uma serra, deixe uns 0,8 a 1,6mm de folga para a largura da serra e para lixar cortes irregulares. A maioria dos canos de PVC de 3m têm mais que isso, justamente para permitir esta folga na hora de cortar.
- Os pedaços de que você vai precisar são:
- 3 pedaços de 2,43m
- 1 de 1,82m
- 2 de 1,22m
- 2 de 1,19m
- 6 de 91cm
- 2 de 80,6cm
- 2 de 67cm
- 2 de 50,8cm
- 8 de 6,35cm
- 3 pedaços de 2,43m
- Os pedaços de que você vai precisar são:
- 4Corte os pedaços no comprimento certo, conforme as marcas que você fez.
-
Prenda cada cano antes de cortar.Para segurar o cano, use uma mesa com duas tábuas ou uma braçadeira.
-
Corte os canos com uma serra de PVC ou um cortador de canos. A serra vai deixar um lado liso e outro áspero. Lixe as partes irregulares. Não se esqueça dos dois canos pequenos de 6,5cm para juntar os pares de conectores.
-
Limpe as bordas irregulares e restos de PVC com uma lâmina e/ou uma lixa.
-
Prenda cada cano antes de cortar.Para segurar o cano, use uma mesa com duas tábuas ou uma braçadeira.
- 5Ponha os canos lado a lado em ordem de tamanho, para montar a cabine mais rápido. Agora, certifique-se de que os quatro canos de baixo (as pernas) estão nivelados e retos. Como existem seis seções de 90cm, escolha os quatro que estiverem mais lisos. Separe-os para usar no fundo.
- Você também pode usar quatro conectores T extras para os pés. Quando a cabine estiver completa, o seu peso vai ajudar a mantê-la no lugar.
- Você também pode usar quatro conectores T extras para os pés. Quando a cabine estiver completa, o seu peso vai ajudar a mantê-la no lugar.
- 6Monte os canos. Durante a montagem, talvez você precise de ajuda. Duas pessoas em conjunto podem fazer a montagem com muito mais rapidez e segurança.
-
Abra espaço no chão para a cabine e começe a montar as laterais.
-
Monte os canos superiores com o conector em T e o cano inferior.
-
Ligue todos os canos horizontais aos dois painéis laterais. Quando a primeira lateral estiver montada, deite-a para inserir os canos horizontais que formarão o teto e a traseira da cabine. Quando todos os canos horizontais estiverem no lugar, levante-a, deixando que as juntas segurem o peso.
- Certifique-se de prender cada cano inserindo-o totalmente dentro da junta.É muito difícil quebrar um cano de 6,5cm ou a junta com as mãos; por isso, use o máximo de força para garantir um encaixe perfeito.
-
Abra espaço no chão para a cabine e começe a montar as laterais.
- 7Faça os ajustes finais. A montagem final deve ter espaço suficiente para que uma pessoa baixa ande dentro dela. Pessoas mais altas terão que se abaixar um pouco. Neste ponto, a cabine ainda pode ser movida, mas só se você mover uma ou duas pernas por vez. Posicione a cabine de uma forma em que todos os lados possam ser acessados facilmente. Teste os cantos para garantir que a estrutura está estável e segura.
- 8Coloque o tapete dentro da cabine. O tecido de 1,2m deve ser colocado de modo a ficar embaixo de cada perna da cabine. Certifique-se de deixá-lo reto e de eliminar qualquer dobra ou irregularidade.
Se o pano não estiver reto ou alinhado com as pernas, afaste-se e verifique as pernas. Elas devem estar perpendiculares ao chão (ou seja, em 90 graus). - 9Ponha o ventilador. Usando uma pequena escada, coloque a caixa do ventilador alta o bastante para pelo menos passar do cano do meio da sua cabine. Ponha a estrutura do lado de fora da cabine. Se necessário, coloque a escada um pouco para fora, com os pés dentro da cabine (eles vão ficar cobertos pelo plástico). Se tiver espaço, deixe a escada mais longe da cabine, para criar um efeito de funil que pode desviar os respingos de tinta melhor.
- 10Passe o plástico. Coloque o plástico de modo que a parte mais comprida cubra as laterais. Haverá algumas sobras que você pode cortar em tiras e colocar embaixo do ventilador. Deixe plástico suficiente na frente da cabine para dobrar por cima e cobrir a entrada. Prenda o restante atrás, para dar mais firmeza. O peso do plástico deve ser suficiente para impedir que se mova, mas o vento pode arrancá-lo da cabine facilmente enquanto ela não estiver completa.
- 11Aplique fita adesiva enquanto corta o plástico, selando os lados. Use presilhas para segurar o plástico no lugar enquanto mede, corta e coloca a fita. Uma vez que um dos lados estiver pronto, corte o excesso de plástico para usar embaixo do ventilador.
Prenda o plástico nos cantos, no chão e em volta das pernas. Se a cabine estiver instalada em um local ventilado, prenda bem o plástico contra o PVC. - 12Monte os filtros diretamente no ventilador com fita adesiva ou presos no plástico em volta do ventilador. A sucção do ventilador é o suficiente para segurar o filtro no lugar. Deixe o ventilador ligado para segurar o filtro enquanto aplica a fita.
- 13Use a sua cabine recém-criada! Corte cabides para pendurar objetos antes de pintar. Se você planeja pintar vários objetos de uma só vez, escolha um local para pendurá-los. Mantenha um spray com água próximo para umedecer o interior da cabine. Isto previne os flocos de tinta de voarem para fora da cabine.
- 14Preserve a sua cabine. Limpar os restos de tinta e flocos não é nada fácil, mas fazer limpezas regularmente ajuda. Limpe o excesso no cano de PVC com o solvente apropriado. Verifique o efeito do solvente em um pedaço de PVC antes de usar na cabine. Limpe antes de desmontar a cabine para guardar, uma vez que remover tinta fresca é mais fácil que remover a seca. Jogue fora o plástico e o tapete quando for guardar. O plástico vai soltar os flocos de tinta quando for movido e a maioria dos tapetes para pintura são descartáveis. Quando for guardar a cabine, marque os encaixes com números para facilitar a montagem depois. Desmonte o mínimo possível. Se puder, deixe as laterais inteiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário