Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

" Construção do Ministério Infantil-Passo a Passo"



Hoje Abordaremos o Tema:
* Como faço para separar minha turma? Por idade? Tamanho?

Existe uma frase muito usada pelos jovens hoje em dia que é a seguinte: "Estamos todos juntos e misturado!!", mas definitivamente isso não funciona dentro de uma Sala de Escola Bíblica.
Durante muitos anos funcionou assim na minha Igreja devido a falta de espaço e de pessoas para trabalhar nesse Ministério, houve dias de ter 25 crianças a partir de 2 anos até 10 anos na mesma sala, meu querido eu suava muito, me sentia extremamente cansada e esgotada, os pitoquinhos queriam cantar,dançar,historias com fantoches e os meus maiorzinhos queriam as historias de aventura e ação da bíblia, nada que os fizesse levantar da cadeira  a não ser que fosse para competir.

A hora do louvor era simplesmente uma bagunça, os grandes riam dos pequenos eles por sua vez imitavam os grandes e não queriam fazer nada.. Sofri, sofri e queimei todos os meus neurônios durante 7 anos preparando aulas que desse para todas as idades, pra contar uma historia mais elaborada tinha que pensar na Linguagem que ia usar porque afinal todos precisavam entender o que eu estava dizendo,mas acho que venci até hoje todos se dão muito bem, cuidam um do outro com muito amor,os pequenininhos são tratados com muito zelo e carinho (isso não que dizer que não tivemos nossos conflitos),e até hoje eles pedem pra juntar as turmas,e sempre que podemos faço isso.

Mas depois de 7 longos anos acabou nosso tempo de escassez acabou!!! Deus me enviou 8 novos ajudantes :), aumentamos uma salinha e ufa acabou os Sufocos.

Aqui vou dar 2 sugestões de como separar a turma:

A que eu utilizo na minha Igreja é a seguinte:

***1- Alfabetizados e Não Alfabetizados
A partir do momento que a criança entra na salinha nossa primeira pergunta é você sabe lê e escrever pelo menos um pouquinho? se a resposta é sim, a criança fica na salinha dos alfabetizados, onde o conteúdo já é mais maduro com revista (esse ano fizemos a opção de utilizar a revista mas particularmente não gostei), nessa sala os louvores já não são mais infantis, temos dinâmicas e experiencias, maquetes, e alguns estudos pra casa, assim como ensaiamos um louvor por mês para apresentarmos para a Igreja.

Se a criança não é Alfabetizada ela vai para a sala dos Pitocos carinhosamente apelidada em minha Igreja hahhaahah, lá sim tem cheiro de criança e cara de criança, muita musiquinha gospel infantil,fantoche, massa de modelar, tinta, dança, brinquedos e tudo mais; obviamente que toda aula existe um Tema com uma curta Historia Bíblica e alguma atividade, o resto é mais cuidado e brincadeira. QUANDO DIGO BRINCADEIRA É BRINCADEIRA CRISTÃ será abordado outro dia aqui no nosso estudo.

***Essa maneira funciona muito bem para Igrejas pequenas como a minha e com um numero pequeno de crianças.

* 2 - Divisão por Series como funciona em Escola mesmo esta divisão peguei da minha Bíblia da Apec com recursos para professores: (não vou entrar muito fundo em cada sala se não vou adiantar o tema de amanha :)

Berçário Crianças de 1 a 3 anos  - Cuidados e Descobertas
Pré Primário de 4 a 5 anos - Idade das Perguntas
Primário de 6 a 8 anos - Idade da Ação
Juniores de 9 a 11 anos -Idade da Energia
Pré Adolescentes de 12 a 14 anos Idade da Transformação (ao meu ver essa idade deve assistir aos Cultos normalmente, e deve ter cultos voltados só para eles ou uma escola bíblica em horário diferente do culto)

* Obviamente que essa organização é um sonho, que dá muito certo cada um na sua sala com crianças da mesma faixa etária, porem requer muitas salas, e uma equipe bem grande e muitas crianças. (um dia chego lá hahha)

Quando separamos a sala de acordo com a nossa realidade permitimos que os alunos tenham aulas voltadas para eles, isso sem duvida faz com que a assimilação da Palavra de Deus seja muito melhor.

DICA IMPORTANTE:
EM CADA SALA E COM CADA TAMANHO QUE NÃO PODE FALTAR É AMOR E A PALAVRA VIVA QUE DESCEU DO CÉU.

Tema que sera abordado hoje:
Qual Estrutura a Igreja precisa me oferecer?? E o espaço precisa ser como??

Todos sabemos que dentro da Igreja existe vários Ministérios Louvor,Diaconato, os pregadores, e tantos outros ministérios que não vou aqui citar pra não me prolongar, e todos eles exige um investimento da Igreja quer seja com caixa de som ou aulas de canto,dança, curso de teologia e tudo mais, não estou aqui falando que a IGREJA tem obrigação de pagar cursos e aulas para todos o obreiros mas talvez investir uma porcentagem da entrada em caixa é necessário para a Saúde Espiritual da Igreja, obreiros despreparados Igreja sem conteúdo bíblico e armas com excelência para atrair almas para Cristo. Mas você já pensou que todas as compras que são feitas para a Igreja é um investimento a longo prazo?? sim longo bem longooooo, uma caixa de som se passada por ajustes e manutenções dura anos, roupas para a coreografia também, se é investido um curso em alguém o prazo é uma vida toda de investimento.

Mas com o Ministério Infantil é diferente o investimento é sempre a curto prazo, afinal um lápis de cor é apontado varias vezes pelas crianças, um tubo de cola infelizmente não se multiplica no plastico, um E.V.A recortou colou já era virou arte e é preciso comprar outro para se fazer outra coisa.

Vamos Refletir, (Pastores e Pastoras com todo meu respeito e submissão) :

Malaquias 3:10 diz,
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro;

Pastores, quando os Papais e Mamães ofertam e dizimam dentro da Igreja a verba deve ser usada para todos os Setores da Igreja, não adianta o Templo estar lindo e a sala das crianças um deposito horrendo e sem vida, cheio de coisas velhas e nada atrativas para as crianças.. Quando agradamos os filhos conquistamos o coração dos pais. A Casa do Tesouro dita no versículo se refere a cada comodo da Igreja Pensem Nisso!!!

Mas aqui vai um Puxão de Orelha as Lideres do Departamento Infantil e Professores,
As vezes nós fazemos com que os nossos Pastores desacreditem do nosso Ministério, quando somos relaxados e porcos com os investimentos feito no departamento (me perdoem o vocabulário mas esse quesito me faz derrubar os Frutos da Arvore).
O que eu já vi de gente que deixa a salinha uma sujeira, parece que ao invés de receber crianças vão fazer um chiqueirinho tanto antes como depois da aula. Desperdiçam material, deixam  as crianças quebrarem tudo, rabiscar parede.Depois querem exigir o que ?? se nós mesmos desvalorizamos nosso departamento.
Lembre-se

"Porém, que tudo seja realizado com decência e ordem!"
1 CO 14:40

Vou contar aqui uma experiencia:
Minha salinha fica no fundo da Igreja e nesse intervalo de espaço temos um quintal (as crianças amam),sempre que tinha evento de comes e bebes os outros obreiros deixavam lixo nesse quintal. Eu sempre fui muito zelosa com a minha salinha, e sei absolutamente tudo que tem dentro do meu armário, sempre chego antes pra limpar, e as vezes faço a faxina com esguicho e tudo mais.Sempre fiquei no pé sobre os lixos, nas reuniões eu sempre falava mas de nada adiantava, até que um dia ao entrar em um domingo na minha sala senti um cheiro horrível, quando cheguei próximo do meu armário vi um rato morto (eca!!!), ele havia comido simplesmente tudo que havia dentro do armário os livros,bíblia,lápis,tudo amados tudo ate os tatames... Me lembro de ter sentado dentro da minha salinha naquela carniça e chorado muito, como sofri em ver aquele material todo destruído,sofri como se fosse todo aquele estrago dentro da minha casa. Ficamos cerca de 2 semanas sem aula pois não havia material,e o cheiro havia impregnado, depois disso aprendi que podem me chamar de Chata, implicante mas Lixo no quintal nunca mais, no que depender de mim, muitas vezes eu tiro o lixo alheio outras tantas chamo os responsáveis. Você deve estar pensando o porque dessa historia não é mesmo???

Porque eu aprendi que a ESTRUTURA quem faz sou eu, as coisas que são que precisam ser compradas sou eu quem fico no pé, as reformas, materiais todos os quesitos referente ao Ministério é obrigação minha cuidar eu sou a Líder, Deus e minha Pastora confiaram esse cargo a mim então a responsabilidade encontra-se em minha mochila, minha Pastora tem almas para pastorear tantas outras obrigações os olhos dela não conseguem ver tudo que necessito então ela precisa que eu FALE sobre as necessidades, Pastor não é advinha querido, se você esta precisando de alguma coisa peça mas antes mostre que você é zeloso com as coisas e com a obra de Deus!!!

Vou citar aqui algumas coisas sobre a estrutura que acho necessário, para uma Igreja pequena pois as grandes podem investir sem limites:

*No minimo 2 salas (para ser possível separar entre grandes e pequenos)

*Sala com banheiro e bebedouro de água (evita idas e vindas no meio da Igreja)

*Sala bem iluminada e ventilada, pintada com cores infantis isso ajuda a criança a se sentir acolhida

*Armário para guardar os materiais

*Livros e Bíblia Infantil

*Prateleira para Brinquedos

* Tatames de E.V.A para as crianças menores ficar

*Trocador para bebe

* Tv, radio

*Moveis adequados para o tamanhos da crianças (mesas e cadeiras pequenas)

*Aconselho compras de Material semestral..

Lembre-se sempre só é Valorizado aquele que se valoriza no nosso Ministério igualmente.
Hoje abordaremos o TEMA:
**Planejo a aula como?? Como ensino a palavra de Deus para as crianças? ?

Pessoal como tratamos no 2º dia de estudo precisamos ter as turmas separadas por idades ou entre alfabetizados ou não este é o primeiro passo para começarmos a Planejar nossa aula o segundo é saber o que é esperado em cada Idade e o que cada idade espera de nós (SIM, esse publico é bemmm exigente hahahah). Então retirei essa tabela(segue nas imagens) da minha super Bíblia da Apec com recursos para professores que me ajuda muito a planejar minhas aulas, alem de vir com muitos esboços já prontos é uma maravilha e um belo investimento na época em que comprei paguei 120,00.

Esse ano optei por usar as Revistas da Central Gospel na minha Igreja, a revista é muito boa, explica as historias bíblicas com detalhes, usa exemplos diários das nossas vidas, tem atividades, porem me senti amarrada e entramos na zona do comodismo porque querendo ou não a revista já traz tudo prontinho para o professor e isso faz com que nós nos acomodemos.
Então em #2016 voltaremos ao bom e velho método Leticia de ser kkk, cada mês temos um Tema especifico, irei citar aqui exemplos que ja fiz e deu super certo:

* A armadura de Deus (cada domingo estudamos uma parte da armadura)

*Os dez Mandamento (2 mandamentos por domingo)

*Salmos

* A vida de Jesus (As principais Historias)

*Mulheres Virtuosas

*Heróis da Fé

Sempre procuro em meses festivos como Mês das mulheres, Pascoa,Natal,mães,pais,pastores,trabalhar temas voltados com a comemoração.

Quero deixar aqui um Versículo para meditação:

"Contudo, Ele seguiu com eles para Nazaré, pois lhes era obediente. Sua mãe, entretanto, meditava silenciosamente em seu coração sobre todos estes acontecimentos.E Jesus se desenvolvia em sabedoria, estatura e graça na presença de Deus e de todas as pessoas." Lucas 2:51 e 52

Jesus era uma criança como as que frequenta nossas salas e nossa casa, devia ter sem momentos de diversão de brincar correr e tudo mais, mas o que fez dele uma Criança tão sabia ao ponto de pregar na sinagoga aos mestres e que ele crescia também na sabedoria, nossa aula deve ser baseada na BÍBLIA, fomos chamados para apregoar as Boas Novas de Cristo, não para contar em a historia dos três porquinhos e branca de neve. Em nome de Jesus baseie sua aula na Palavra do Senhor use recursos,bonecos,aula de culinária,musica,fantoches,coreografia o que achar necessário mas não perca o foco que é CRISTO/ARREPENDIMENTO E SALVAÇÃO!!!

Que assim como Jesus nossas Crianças cresçam em tamanho sabedoria e graça. " Construção do Ministério Infantil-Passo a Passo"

Hoje abordaremos o Tema:
** Dinâmicas e Brincadeiras dentro da Igreja pode?!?

Quando você se lembra da sua infância, você se lembra das suas brincadeiras ou do seus momentos de calma e quietitude olhando para o nada???
Pois eu me lembro de mim brincando,pulando correndo, brincando com as minhas bonecas, arrancando a tampa do meu dedão que até hoje não sei como ele existe hhahah. Me lembro de alguns momentos da Escola Dominical que frequentava na Igreja que minha mãe visitava minha família não era convertida na época, havia brincadeiras, historias mas nunca me esqueço do dia do Desafio Musical, foi um cultinho só com louvores tinha um retro e quando a musica parava era nós que tínhamos que completar o louvor, como me diverti aquele dia........
Me lembro de alguns louvores até hoje devido aquele dia "Vem com Josué lutar com Jerico Jericoooo", "Eu fui no terreiro do Inimigo e roubei tudo que ele me tomou... debaixo dos meus pés...", e tantos outros.

O que eu quero dizer com isso que tudo que se aprende rindo e brincando se memoriza se guarda em uma caixinha chamada coração, de onde só vem recordações muito boas.........

Quando penso em Deus não penso em um Deus carrancudo, mal humorado, com uma varinha de marmelo pronto a me corrigir, porque querido se Ele fosse assim "Ai de mim" "Ai de nós".

Porque nossas crianças devem aprender de uma maneira sistemática sentados. ligados no automáticos ouvindo um versículo apos o outro??

 "ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR"
Salmos 122:1

Vamos deixar nossas crianças com um gostinho de quero mais para o domingo que vem,? tenho certeza que eles vão alegres para a Casa do Pai!!!

Vou deixar pra vocês um site da onde tiro muitas dinâmicas e brincadeiras vale a pena conferir:

 http://portalsementinhakids.com/quebra-gelo-e-brincadeiras/

Chegamos ao fim  do Estudo Gente!!!
Espero ter contribuído com vocês com o pouco que eu sei.Zumzum- Nossa como estou cansada!Hoje não foi fácil encontrar néctar de qualidade. As flores perto da colméia estavam todas feias e murchas, deve ser por causa de tantos dias sem chover. Tive que voar muito até além das montanhas, encontrei um jardim florido com flores bonitas e perfumadas. Valeu à pena voar tanto, trouxe meu baldinho cheio de néctar de qualidade.

Zunzim- Ora Zunzum, quanta trabalheira por um pouco de néctar. Néctar é tudo igual. Eu por exemplo logo enchi meu baldinho e fui descansar.

 Zunzum- Mas onde você encheu seu baldinho tão rápido?

Zunzim- Aqui mesmo perto da colméia. É certo que as flores estavam meio murchas, e o néctar um pouco amargo, mas quando misturar tudo você vai ver, não vai fazer diferença.

Zunzum - Mas Zunzim, não foi assim que aprendemos, não devemos alimentar a colméia de néctar ruim, se fizermos isso estaremos pondo em risco toda a produção de mel e a alimentação das abelhinhas que estão nascendo e até da própria rainha.

Zunzim - Que nada, é uma questão de esperteza uma abelha da colméia do norte me ensinou,termino mais rápido meu trabalho e posso descansar.

Zunzum - Da colméia do norte?Aquela colméia acabou porque o mel estava todo contaminado as abelhinhas morreram e até arainha morreu?Você ainda ouviu esse tipo de conselho?
Mas que barulho é esse? Prece que está acontecendo alguma coisa na colméia.

(Ouve-se uma voz no fundo)- Atenção alerta!Toda a produção de mel está perdida!Alguma abelha colheu néctar estragado e ao misturar com os das outras abelhas estragou toda a produção.
As abelhas terão que sair agora a procura de mais néctar pois as abelhinhas e a rainha estão sem alimento .

Zumzum - Nossa que tristeza, tanto trabalho perdido, agora teremos que voar além das montanhas para procurar mais néctar.

Zunzim - (Triste) E as abelhinhas e a rainha, o que irão comer? Tudo culpa minha. Eu não dei ouvido e não e colhi direito as flores para colher o néctar, agora todos podem morrer de fome.

Zumzum - Calma Zunzin tudo vai se resolver, mas espero que você tenha aprendido a lição. Devemos escolher bem tudo que vamos fazer o que vamos dizer e até o que vamos ouvir.
A Palavra de Deus diz isso. Não podemos ouvir todo tipo de conselho e guardá-lo em nosso coração. Devemos ouvir tudo e só guardar o que for bom. Um conselho ruim é como um néctar amargo, marga a boca e toda a colméia. Assim pode também amargar a nossa vida e nos levar a fazer coisas erradas.
Zunzim - Eu aprendi a lição, não vou mais dar ouvidos a esse tipo de conselho... Agora vamos rápido colher mais néctar para ajudar a colméia.
“Sai as abelhas apressadas ”

Nenhum comentário: