Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2016

A VERDADE SOBRE COSME E DAMIÃO

O perigo dos doces de Cosme e Damião


(Texto do suplemento Infantil – Revista Evangelista de Crianças- Ano 03 nº 09/06 APEC)


Figura 01 – Imagine só um pacotão de bombons e doces igual a este. Bombom de leite, morango, uva, e até de melão e café. Pirulito, bolinhas de amedoim e chocolates. Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?


E se alguém colocasse um pacotão deste na sua frente e você tivesse que escolher entre satisfazer a sua vontade, ou obedecer a vontade de Deus, o que você faria? Pegaria os bombons sem se importar se Deus se agradaria ou não da sua atitute ou não pegaria a sacolinha de bombons, pois é melhor agradar a Deus mais do que a você mesmo? Pois é, começe a pensar nisto enquanto conto uma história para vocês.


Figura 02- Vocês sabiam, que existe uma data, onde um grupo de pessoas, distribue  muitos doces para as crianças? É que em 27 de setembro eles comemoram o dia de Cosme e Damião. Mas afinal de contas que dia é este, e quem são Cosme e Damião?


Cosme e Damião eram gêmeos, nasceram na Arábia, seus pais eram crentes em Cristo e eles também se tornaram seguidores de Jesus.


Estes dois irmãos cresceram, e foram estudar medicina na Síria. Quando eles se tornaram médicos, passaram a tratar das pessoas e não cobravam nada pelo serviço, além disso aproveitavam para falar do amor de Deus para seus pacientes.


Figura 03 – Um imperador chamado Diocleciano, que não gostava dos cristãos ordenou que seu  comandante chamado Lísias que torturasse os dois irmaõs. O comandante ordenou que Cosme e Damião se curvassem diante de uns ídolos (Imagens de escultura), mas eles sabiam que Deus não se agrada disto e não obedeceram ao comandante. A Bíblia diz em Exôdo 20.4-5 “Não farás para ti imagens de esculturas... Não te encurvarás diante delas... “ Sabe o que aconteceu crianças? Cosme e Damião foram mortos por não terem adorado aquelas imagens.


Figura 04- Mas o que acontece hoje? Depois que eles morreram as pessoas fizeram imagens deles e colocaram para serem adoradas e para que as pessoas façam pedidos e dediquem oferendas.


Aqueles bombons que eles distribuem para as crianças, primeiro oferecem aos ídolos (imagens de Cosme e Damião) que são chamados de espírito de criança. Fazem isto como pagamento por alguma promessa. Ou seja, eles pensam assim: Se o ídolo me conceder o que estou pedindo todo dia 27 de setembro vou distribuir bombons para as crianças como agradecimento pela graça recebida. Sabemos que mortos não escutam ninguém, só Deus pode nos abençoar de verdade. Então, quando alguém vier lhe oferecer sacolinhas de bombons no dia 27 de setembro diga: muito obrigado , mas não posso receber.


Figura 05 -  Será que Cosme e Damião aprovariam tudo isto? Com certeza que não, pois eles nunca aprovariam que fosse feitas imagens suas para serem adoradas pelas pessoas e jamais aceitariam oferendas dedicadas a eles. Mas infelizmente isto acontece em nossa cidade. As crianças crentes precisam estar atentas pois a Bíblia diz em I Coríntios 10.31“Que comais ou bebais, ou façais qualquer coisa,fazei tudo pata glória de Deus’’. Assim não podemos comer nenhuma comida oferecida a ídolos. É muito difícil resistir a tentação de pegar um pacotão de doces, mas a Bíblia nos ensina em Tiago 4.7 “Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” Diga Não a vontade de pegar estes tipos de bombons e Jesus ficará muito feliz com você. De outra forma você ganhará bombons muito melhores, pois Deus recompensa a quem lhe obedece.






A VERDADE SOBRE COSME E DAMIÃO

No dia 27 de Setembro é comemorado no mundo o Dia de Cosme e Damião. Nesta data criou-se o costume de entregar doces para as crianças, é importante que ensinemos as crianças sobre o erro dessa prática e as alertemos a não comer os doces que são distribuídos.
*A VERDADE SOBRE COSME E DAMIÃO 
Cosme e Damião eram seguidores de Jesus Cristo. Eles nasceram na Arábia no terceiro século depois de Cristo, eram gêmeos e seus pais eram crentes em Jesus. Quando cresceram, foram estudar num lugar chamado Síria, e lá se tornaram médicos. Mas eles tinham um apelido muito interessante:"ANARGIROS", que significa "INIMIGOS DO DINHEIRO"; pois eles não cobravam nada, nenhum centavo pelo trabalho deles. E já que eles trabalhavam de graça, começaram a se tornar conhecidos atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem que eles pregavam sobre o salvador, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Havia um homem muito mau que odiava os cristãos. O nome dele era Diocleciano, o imperador romano. Esse homem perverso mandou para a cidade de Egéia, onde estava Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Então, sob o comando de Lísias começaram a torturar Cosme e Damião.Finalmente, depois de torturá-los bastante... Cortaram suas cabeças. E foi assim que eles morreram no ano 283 depois de Cristo. 
Diocleciano, o imperador romano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam os ídolos fabricados por mãos humanas. Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens, porém como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso. A Bíblia diz: não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem debaixo da terra. “Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso”. Êxodo 20: 4, 5
Então, por obedecerem às ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem ás imagens, é que eles foram mortos. Jesus falou: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao pai,senão por mim".(João 14: 6)
Portanto, não adianta pedir nada a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, Santa Maria ou outro "Santo" qualquer. Devemos buscar somente a Jesus, filho de Deus. Foi ele que morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a Deus por nós. (1ª Tim. 2:5 I João 2:1)Os doces entregues as crianças neste dia são oferecidos aos "SANTOS" em algum terreiro de macumba ou centro espírita como pagamento de promessas.Ensine a criança que ela aceitando esses doces e os comendo estará apoiando e concordando com o erro daqueles que entregam esses doces.
A Bíblia diz que não pode haver amizade entre luz e escuridão, nem entre Jesus e o diabo. (2ª Corintios 6:14-16) E a Bíblia diz mais: "DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMA". Além disso esses que parecem ser "santos" nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando as pessoas.(1ª Co. 10:19 a 21).
(fonte: Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana (Volume 15, páginas 1.140 - 1142)
Adaptado de um folheto de evangelização,A VIDA DE COSME E DAMIÃO uma co-produção APEC-CPR

Nós que ensinamos a Palavra de Deus às crianças não devemos deixar escapar nenhuma oportunidade de ensinar-lhes o caminho correto a ser seguido.
Mesmo que aos nossos olhos determinados assuntos pareçam não ter tanta importância, não devemos e nem podemos nos esquecer que estamos lidando com crianças e que para ensiná-las é preciso dar atenção aquilo que para elas é importante!!! 
Vamos alertar nossas crianças de todas e quaisquer práticas que no mundo são tão "inofensivas", mas que não condizem com a Palavra do nosso Deus.

A Verdadeira história de Cosme e Damião

Procurei na Internet História para Contar sobre Cosme e Damião mais não achei nada do jeito que eu queria então copei algumas coisas, e juntei outras e fiz a história da forma como gostaria. Agora segue para você também aproveitar com suas crianças. Fiz um ppt para contá-la junto.

História de Cosme e Damião
Versículo Bíblico: I Co. 10:28 “Se alguém disser: Isto é coisa sacrificada a ídolos, não coma, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência.”.
Muitos anos atrás num país muito distante chamado Arábia, nasceram dois meninos gêmeos, eles nasceram no 3º século depois de Cristo. Seus pais eram servos de Deus e adoravam ao Senhor Jesus. Deu lhes o nome de Cosme e Damião. Desde pequenos gostavam muito de brincar com curando um ao outro, como se fossem médicos.
Quando eles cresceram foram estudar num lugar chamado Síria e lá eles estudaram muito e se formaram em médicos. Eles eram muito bons em tudo que eles faziam eram bastante competentes na sua profissão. Eles receberam um apelido de ANARGIROS.  Você já ouviu essa palavra? Sabe o que ela significa. Então vou contar para vocês – Inimigos do dinheiro. Eles eram chamados assim porque não admitiam que as pessoas pagassem pelos favores que eles faziam isso mesmo, eles não recebiam dinheiro algum das pessoas que medicavam e que ficavam curadas através deles, as pessoas até queriam pagar, mais eles rejeitavam, o dinheiro.
Por eles trabalharem de graça e sem cobrar nada eles ficaram muito conhecidos todos queriam que eles lhe medicassem, então eles aproveitavam que muitas pessoas vinham até eles para serem consultadas de suas enfermidades, eles medicavam essas pessoas a falavam do amor de Jesus a elas e ainda oravam para que Deus as curasse naquilo que eles não podiam fazer. Operaram verdadeiros milagres, pois em Nome de JESUS curaram muitos doentes, vários destes à beira da morte. A riqueza que eles queriam era poder falar do amor de Jesus através da medicina. O coração deles ardia por ganhar pessoas para Jesus.
Eles gostavam muito de ajudar as pessoas eles aprenderam bem direitinho tudo que o Senhor Jesus nos ensinou em sua Palavra, que devemos ajudar a quem precisa que o Senhor é o remédio para a nossa alma, Com isso eles conseguiram que muitas pessoas recebessem a Cristo em suas vidas.
Com isso eles chamaram a atenção de todo povo e Imperador ficou sabendo da fama deles Ele era um homem muito mal chamado Diocleciano Ele era Imperador de Roma. Esse homem perverso autorizou a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Diocleciano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas consideradas sagradas pelo Império Romano. E por pregarem o amor a Jesus e por falarem que não devemos adorar a ídolos ele o Imperador mandou Guardas para a cidade de Egeia onde estavam Cosme e Damião para prendê-los.  Cosme e Damião foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu poder".
O Governador Lísias mandou que eles adorassem e se ajoelhassem diante de algumas imagens Porém como seguidores de Jesus nunca poderiam fazer isso (Ex. 20:4, 5)Diante  do governador Lísias,  declararam que aqueles falsos deuses não tinham poder algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra. Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu Amor e sua entrega a JESUS.
Não renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso. Apanharam  Mas mesmo torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé. Em 303, o Imperador decretou que fossem condenados à morte na Egéia. Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Os militares foram obrigados a recorrer à espada cortaram a cabeça deles . E assim, Cosme e Damião foram martirizados. ·. 
Cem anos depois disso, iniciou-se uma terrível idolatria aos seus restos mortais e às imagens que foram esculpidas em sua homenagem. Dois séculos após sua morte, por volta do ano 530, o Imperador Justiniano ficou gravemente doente e deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra de Cosme e Damião. A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados, pela igreja católica, nesta data.
Você acha que Cosme e Damião se ajoelhariam ou rezariam pedindo proteção a alguma imagem?
Eu tenho certeza que não se foi por isso que eles morreram não querendo adorar a outros deuses. Jesus falou “Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida, ninguém vem ao pai se não for por mim (Jo 14:6) Então não adianta nada pedir alguma coisa a Cosme, Damião ou qualquer outro que não seja o Senhor Jesus”. Devemos buscar somente a Jesus Cristo em nossas vidas Ele é o filho de Deus que veio a esse mundo e morreu em uma cruz para nos salvar, e ao 3º dia ressuscitou e hoje Ele pede a Deus por nós Ele é o nosso intercessor diante do Pai (Deus).
Quem distribui doces neste dia muitas vezes faz porque fez promessa a Cosme e a Damião que se eles curassem ou fizessem algo a seu favor dariam doces para as crianças. Esses doces são oferecidos, aos “santos” – Demônios, como pagamento dessas promessas. E se você comer você está concordando com essa coisa errada. De adorar a outros deuses. A bíblia diz que não existe amizade entre a Luz e as trevas. Não podemos concordar com esse tipo de coisas. Que desagrada a Deus.
Adaptação da história da Apec.

Cosme e Damião – Um Engano Para Nossas Crianças

Semelhanças com a Mitologia Grega

O culto aos dois irmãos é muito antigo, havendo registros sobre eles, datados desde o século V, que relatam a existência, em certas igrejas, de um óleo santo, que lhes levava o nome, que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V.
Alguns grupos não acreditam que Cosme e Damião existiram de fato. Eles seriam apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux.Realmente há uma grande possiblidade de haver um sincretismo e uma adaptação do costume pagão.

Relação com o Candomblé

No Brasil, em 1535, a igreja de Igarassu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitadas com bandeirolas e alegres desenhos.
No Candomblé,é comemorado no dia 27 de setembro, e são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa ” o enfeitado” e Damião, “o popular”.
São cultuados pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde fazem festas para as crianças com farta distribuição de doces e brinquedos.

Conselho Bíblico

A Bíblia diz: “Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus Zeloso”. (Êxodo, 20: 4,5). Não pode haver amizade entre luz e escuridão, nem entre Jesus e o diabo (II Coríntios, 6:14-16). E a Bíblia diz mais: “DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMA.” Além disso, esses que parecem ser “santos” nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando as pessoas. (I Cor. 10:19 a 21). Por isso o cristão deve se abster dessa festa de idolatria.

Um Pouco Mais:

No dia 27 de Setembro comemora-se em todo o Brasil o Dia de Cosme e Damião.  Como todos sabem, a tradição religiosa e popular de nosso país, dedica esta data para venerar os mártires cristãos do século III, através da distribuição de doces para as crianças.  O culto a estes mártires estendeu-se pela Europa, principalmente Itália, França, Espanha e Portugal, chegando ao Brasil em 1530.
Os adeptos dos cultos afro-brasileiros, aproveitam esta data para cumprir suas “obrigações” com ibeji, entidade “protetora “ dos gêmeos, que no sincretismo religioso se associa a Cosme e Damião.
O que passa despercebido da maioria da população é que, através da idolatria, estão, na realidade, cultuando a demônios que lançam sementes das trevas e de morte na vida das crianças, que são as que mais se envolvem através do consumo de doces oferecidos às entidades demoníacas.
Vejamos um pouco da verdadeira história de Cosme e Damião, que foram cristãos, pregavam o amor do Senhor Jesus e que nada têm a ver com toda essa idolatria:
Seguidores de Jesus Cristo, nasceram na Arábia, no terceiro século depois de Cristo.  Gêmeos, de pais cristãos.  Estudaram na Síria, e se tornaram médicos.  Eram “Anargiros” (inimigos do dinheiro) e não cobravam nada pelo trabalho que exerciam.  Como trabalhavam de graça, começaram a ser muito conhecidos, atraindo muita gente para ouvir a mensagem que pregavam sobre o Salvador Jesus Cristo.  Naquele mesmo tempo, Diocleciano era o Imperador Romano, homem perverso que nutria forte ódio por cristãos e mandou para a cidade de Egéia, onde estavam Cosme e Damião, um representante de nome Lísias.  Sob o comando deste homem, começaram a torturar Cosme e Damião, não porque trabalhavam de graça como médicos, mas porque eram cristãos e por sua fama, tornaram-se alvos do imperador Diocleciano.  Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens, porém, como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso.
Bom, sabemos que por trás de tudo isto não existe nada de ingênuo como muitas pessoas pensam, pois a Palavra de Deus diz em I Cor. 10:20 “Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus.  E não quero que sejais participantes com os demônios”.
Temos que nos conscientizar que o ato de “dar doces” é uma ação poderosa do diabo em fisgar o coração das nossas crianças, pois num simples saco de guloseimas que um pequenino recebe e, aparentemente, parece saboroso aos olhos e ao paladar, estão contidas milhares de maldições.
Portanto, alertamos aos professores e pais quanto à necessidade de conhecer a verdade sobre esta data comemorativa e repassá-la aos seus alunos e filhos.  Não os deixe sem esclarecimentos e sem a versão correta.  Ensine-os que ao comer tais doces, faz-se uma aliança com o inimigo e a Palavra de Deus nos diz que não pode haver amizade entre luz e escuridão e, nem entre Cristo e o diabo (II Cor. 6:14-16).  Ensine-os também que Jesus é mais doce que o mel e nEle não há maldição e sim bênçãos eternas. Agindo com sabedoria e a unção de Deus criaremos um exército de crianças fortes e cheias do caráter do Espírito de Deus.
Procure nesse dia, ter em casa alguns doces para oferecê-los, a fim de que não fiquem tentados a comer.
- See more at: http://nascidodenovo.org/v4/estudos-biblicos/cosme-e-damiao-um-engano-para-nossas-criancas/#sthash.GjS8Kwhz.dpuf

Nenhum comentário: