Seguidores

sexta-feira, 20 de maio de 2016

TEXTO - GUERRA DOS ÓRGÃOS

GUERRA DOS ÓRGÃOS

Versão para impressão
Órgãos do corpo humano
Os órgãos do corpo travam uma discussão entre si. Eles pensam em escolher um líder...

O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. I Coríntios 12:14

Entram TODOS os órgãos juntos em cena, falando ao mesmo tempo, um pouco agitados.

CÉREBRO: (arrogante) Caros colegas de trabalho, acalmem-se. Ao invés de ficarmos travando discussões sem chegar lugar algum, tenho uma ideia brilhante aliás como sempre. Acho que TODOS estamos sentindo a necessidade de um líder para melhor nosso funcionamento. TODOS de acordo?

TODOS: Sim, é claro..........

CÉREBRO: Pois bem. Acho que o critério para escolha deste órgão rei, o comandante dos demais deve ser: 1- importância e utilidade e 2 - Certa beleza. O que vocês acham?

TODOS: Sim, é claro.

CÉREBRO: Pois bem, eu, o CÉREBRO, preencho TODOS os requisitos: utilidade e beleza. Acho que eu deveria, vocês sabem, é.......

OUVIDO: (com arrogância) Por acaso você está sugerindo ser o comandante dos órgão? Por acaso você está considerando o mais útil e bonito órgão?

CÉREBRO: E por que não meus caros?

OLHO: AAAAAAHHH, era só que me faltava. Nós os OLHOs somos os guias do corpo; a porta do mundo, para as luzes e para as cores...........

CÉREBRO: Ah, é? E quem é que interpreta todas as imagens trazidas por vocês e cria para o resto do corpo as emoções, sentimento e reações? Logo sou o mais importante!

BOCA: Isso é o que você pensa! Poderíamos viver muito bem sem essas emoções e reações; não sentiríamos dor, não sentiríamos raiva que faz mal a todo corpo, enfim.......

CÉREBRO: Mas não sentiríamos também a alegria e os momentos bons que fazem ao nosso corpo.

BOCA: (com convicção) Fique você sabendo que isso não me interessa, tá? Imaginem vocês que inutilidade: os OLHOs veem o mais nutritivo e saboroso dos alimentos, o CÉREBRO traz ao corpo o desejo, mas o que isso adiantaria se eu não estiver lá para comer toda a comida, hein?

PERNAS: Podem parar por aí, o rei tem que ser eu, pois sem mim, vocês não podem ir a parte alguma.

(Começa a surgir um burburinho. No meio do burburinho, surge o INTESTINO.)

INTESTINO: (baixo) Ô minha gente! (ninguém liga, fala mais alto) Ô minha gente! (ninguém liga berrando) Ô minha gente!

CORAÇÃO: Fica quieto aí, ô malandro, que o papo aqui é beleza e utilidade. Quando fizermos a eleição para o mais inútil e horrendo não precisa dizer é nada: você ganha! O teu negócio é mais embaixo.

TODOS: É fica quieto aí ô INTESTINO!

BRAÇOS: Fiquem quietos que agora nós vamos falar! Continuando de onde estávamos (alternadamente) 1- OLHOs 2- e BOCA, Vocês que dizem fazer tudo, mas não são nada sem nós, os BRAÇOS e as mãos! Quem é que segura e leva a comida até você, ô BOCA? É, e quem limpa você, oh OLHOs?

(Começa a surgir tumulto, TODOS falam ao mesmo tempo e começam a empurrar um ao outro. De repente)

INTESTINO: Aí o gente, vou falar uma coisa: Enquanto durar esta palhaçada, estou de greve. Ouviram? NÃO FUN-CIO-NO MAIS!!!!

OUVIDO: Fica quieto. Quem é que vai sentir sua falta? A discussão ainda nem chegou aí!

CÉREBRO: É, você não tem a mínima condição de competir para a eleição do órgão rei! Afinal, que utilidade você tem?

(Continua o burburinho, cada um se considerando o mais importante e tentando convencer o outro disso. De repente......)

CÉREBRO: Nossa, de repente, não consigo pensar. Não estou conseguindo desempenhar meu papel! Que coisa estranha!

BRAÇOS: É mesmo. Não estamos conseguindo segurar nada direito. Olhem (pegam objeto e deixam cair). Estamos suando mo. Nunca sentimos isso!

BOCA: É vocês tem razão! De repente, Não consigo me mexer. Ah, e o estômago me disse que estava com uma dor insuportável!

OLHOs: Será possível? Tá tudo embaçado e torto para mim!

PERNAS: Estamos fraquinhas e não estamos conseguindo nos manter em pé e o nariz me contou que não está puxando o ar direito. Gente, o que está acontecendo?

CORAÇÃO: Ai, que estranho! Estou fraquinho, me sinto cansado. O que está acontecendo?

CÉREBRO: Tenho um palpite, é o INTESTINO! Depois que ele parou, tudo parou e todo o corpo ficou debilitado!

OLHOs: E o que vamos fazer para voltar ao normal?

BOCA: Vamos até falar com ele......

TODOS: Funciona, INTESTINO, funciona! Quebra o nosso galho!

INTESTINO: Ah! Finalmente, uma atitude sensata! E vocês vêm implorar justamente para quem que vocês humilharam. Agora, vocês lembraram que eu existo, né?

BRAÇOS: Sabe, INTESTINO, o pessoal não aguenta mais. Funciona, vá?

INTESTINO: Vivi sempre aqui embaixo. Não tenho a beleza dos OLHOs, nem a flexibilidade da BOCA, mas sou igualmente parte do corpo e tão importante quanto qualquer um de vocês. Vamos aprender, minha gente. Entre nós nunca houve e nunca haverá rei! Precisamos TODOS uns dos outros e se não nos ajudarmos, TODOS morreremos!

TODOS: Tem razão

Terminar a cena dando as mãos e pedindo desculpas um ao outro.

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

I Coríntios 12

13 - Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
14 - O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
15 - Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
16 - E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 -  De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
19 - Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 - Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
21 - O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "
22 - Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
23 - e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
24 - enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
25 - a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26 - Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
27 - Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
28 - Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
29 - São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?
30 - Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
31 - Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.

Nenhum comentário: