Seguidores

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Você é um bom professor da escola bíblica infantil?

Você é um bom professor da escola bíblica infantil?

Para se tornar um bom professor do departamento infantil de uma igreja evangélica é preciso responsabilidade e maturidade, não apenas comportamentais, mas espirituais também. Estamos aprendendo como capacitar um professor para a igreja infantil. Não apenas com conhecimento, mas com conscientização dos futuros professores e da própria igreja.
A igreja não pode deixar de dar a devida atenção ao o departamento infantil, que tem o papel importante de evangelizar crianças e prepará-las para a vida adulta seguindo os princípios cristãos. Para isso, a igreja deve fornecer recursos financeiros, matérias e humanos, além, é claro, de todo o esforço e batalha no campo espiritual, já que trata-se de uma área estratégica para o crescimento da igreja.
Não esqueça de ler o texto sobre seis dicas para professores do ministério infantil. Outros textos que você deve ler neste site:
A importância da escola bíblica infantil
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a escola bíblica infantil deveria ser cuidada e mantida com seriedade e empenho, mas às vezes são ignoradas e funcionam mais como “creche para o culto” do que propriamente uma igreja, um braço da igreja. A visão de algumas igrejas cristãs é fornecer apenas um espaço para deixar as crianças enquanto os pais assistem ao culto.
Se você não sabe se a igreja precisa evangelizar crianças, leia o texto “Evangelizar crianças é necessário?” ou:
O departamento infantil é uma ferramenta estratégica para o crescimento e fortalecimento da igreja cristã, pois forma cristãos de caráter. Assim como o melhor remédio é a prevenção, a igreja infantil previne que essas crianças se tornem adultos ignorantes em relação à Palavra de Deus.
Além disso, não são poucos os testemunhos de famílias que se convertem a partir das crianças participando da escola bíblica infantil.
A responsabilidade do professor
Por abranger tantas responsabilidades, o professor deve ser preparado adequadamente para lidar com o trabalho de evangelizar crianças e mantê-las na fé cristã. Por isso, é importante que as igrejas preparem bem seus professores da igreja infantil, com treinamento, cursos e material adequado.
O professor deve seguir alguns princípios cristãos para desenvolver seu trabalho com louvor.
Roupas adequadas para o professor
Um dos ditados mais antigos diz que “a primeira impressão é a que fica”. É um ditado que vale muito para as crianças, pois elas possuem um apelo visual muito grande, por isso, por exemplo, é comum crianças com medo de palhaço. As roupas fora do comum e maquiagem forte podem parecer engraçadas para adultos e jovens, mas não é para a maioria das crianças. O professor do departamento infantil deve se vestir adequadamente e ter boa aparência; ou seja, roupas limpas, cabelos bem cuidados e higiene pessoal em dia. É um erro comum entre professores da escola bíblica infantil querer se vestir de forma mais alegre, ou como uma criança, mas isso só prejudica sua imagem frente às crianças e lhe tira toda autoridade.
“Keep Calm”
É importante que o professor seja calmo. Lidar com crianças de qualquer idade exige paciência, por isso, o professor precisa ser preparado para ser calmo e manter o controle mesmo em alguns momentos mais agitados ou inesperados. O professor da igreja infantil precisa saber se controlar.
No entanto, precisa ser firme e mostrar autoridade. Isso não se faz com gritaria ou ameaças, mas sim com atitudes e tom de voz adequado. O professor não pode ficar ameaçando colocar um aluno para fora da aula, ou deixá-lo sem lanche, se não for cumprir ou se sabe que não é possível cumprir o que está dizendo.
O que o professor fala durante a aula deve ter credibilidade, caso contrário, as próprias histórias contadas cairão em descrédito. Se prometer dar um doce, ou levar um aluno para os pais, o professor deve cumprir o que fala. Por isso, o professor deve ser calmo e capacitado, para não falar asneiras e nem se deixar levar pelas emoções.
A calma também ajuda a manter a classe sob controle em momentos inesperados, como quando algo quebra ou uma criança se machuca. O professor desesperado só vai deixar o ambiente ainda mais conturbado.

Sua vida pessoal é problema seu
Outro erro comum é passar seus problemas pessoais para a classe. As crianças não devem ‘pagar’ pelos problemas da vida pessoal do professor.
O professor do departamento infantil deve ter um relacionamento aberto com as crianças.
Capacitação para professores
As igrejas que realizam cursos e oficinas para o aperfeiçoamento do professor precisa trabalhar algumas características básicas. O professor da Escola Bíblica infantil deve:
  • Saber conversar, quando for o momento
  • Demonstrar empatia
  • Saber ouvir as histórias das crianças
  • Ser cortês
  • Saber ouvir opiniões, saber aceitar sugestões das crianças e dos adultos, para deixar a aula mais aproveitável.
  • Ser pontual
  • Ser organizado.
  • Se precisar faltar, avise o quanto antes e deve fazer de tudo para ajudar o professor que ficará em seu lugar, com dicas, material e orações.
O professor e o aluno
O departamento infantil das igrejas precisa ser organizado e estruturado para ter professores capacitados, por isso, é importante material e cursos disponíveis para professores.
O professor capacitado vai dar aulas eficientes, das quais, os alunos terão prazer em participar e vão querer voltar. É comum, em igrejas que não capacitam seus professores, ver crianças que não querem ir para a escola bíblica infantil porque não gosta da professora. A igreja deve estar atenta e entender porque isso está acontecendo.
Mesmo um professor capacitado pode não dar boas aulas porque não tem material adequado, ou a sala não tem estrutura. De qualquer forma, a igreja cristã não deve nunca deixar de investir na capacitação e formação de bons professores.


Nenhum comentário: