Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2016

HISTÓRIA 99 - Torre de Babel

HISTÓRIA 99 - Torre de Babel

A Confusão das Línguas

"E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai!" Filipenses 2.11
(Gênesis 11.1-9)

1 Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras. 2 Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando.


3 Um dia disseram uns aos outros: —Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro. 4 Aí disseram: —Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.


5 Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo. 6 O SENHOR disse assim: —Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.


7 Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo. 8 Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. 9 A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.

Anexos





A Torre de Babel



A Torre de Babel

Gn 11.1-4 

Não fazia muito tempo que Deus havia mandado um juízo que destruíra todo ser vivente. Mesmo assim vemos aqui, mais uma vez, o homem entrando numa rebelião aberta contra Deus. O interessante é que esta rebelião tinha a aparência de uma coisa boa, a união. A vontade de Deus para nós é que cresçamos nos multipliquemos e enchamos a terra. Porem, muitas vezes acontece de o povo de Deus ficar habitando numa só “terra”, falando uma só linguagem, e tudo isto sob a bandeira da “união”. Quando a igreja começou, estavam todos “unidos” em Jerusalém, até que Deus enviou um furacão de perseguição, que espalhou o povo por toda parte (At 8.1-5). 


Note que, quando os homens resolveram construir uma cidade e uma torre, eles erraram na origem, na maneira e no propósito do trabalho. Quando eles disseram “vinde , façamos” (v 3), estavam mostrando que seu trabalho não estava se originando em Deus e sim neles mesmos. Não há nada de errado em se fazer uma torre, o problema é que eles estavam começando algo sem a ordem ou aprovação de Deus. Esta é uma característica de todo trabalho infrutífero. Ele sempre começa no próprio homem e nunca pode gerar nada espiritual. 


O mesmo versículo 3 diz que eles fizeram tijolos. O que estes tijolos representam? Eles representam tudo o que é artificial. Os altares feitos para se adorar a Deus deveriam ser feitos de pedras brutas e nenhuma ferramenta deveria tocar nestas pedras, pois o serviço a Deus não deveria ter nada artificial (Ex 20.25). Todo trabalho humano é artificial, pois não tem vida. 


O versículo 4 diz que eles fizeram a cidade para tornar o nome deles célebre. Esta também é a motivação de todo trabalho humano, seu único propósito é glorificar o nome do homem. Este desejo de glorificar a si mesmo está escondido por trás de grandes realizações. Quando Deus mandou Saul destruir Amaleque, deixou bem claro que tudo da cidade deveria ser destruído (1 Sm 15.3). Porém, Saul poupou o rei Agague, o melhor das ovelhas e dos bois e os animais gordos e os cordeiros (v 9). Ele disse que havia poupado os animais para oferecer ao Senhor como sacrifício (v 15). Porém o versículo 12 diz que Saul estava construindo um monumento para si. Quem diria, heim?! Por detrás de um gesto tão “religioso”, o que estava escondido era o ego. Os motivos errados estão escondidos até mesmo em atitudes aparentemente espirituais. 


O Senhor Jesus falou até mesmo de alguns que fazem da oração o seu monumento (Mt 6.5). Note que o povo que decidiu construir a torre também tinham seus motivos “espirituais”, “tocar o céu”(v 4). Cuidado com o desejo de tornar seu nome célebre. Deus pode engrandecer o nome de alguém (Gn 12.2), mas, Ele só faz isso com aqueles que buscam a Sua glória.

Anexos






Nenhum comentário: