Seguidores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Identidade - Projeto na frente do espelho


Identidade - Projeto na frente do espelho

Posted: 2013-02-24 23:18:21 UTC-04:00
Oi gente!

Estou aqui para compartilhar com vocês mais um projeto para trabalhar identidade com a turma...
 este projeto tem por objetivo: familiarizar-se com a imagem do corpo, trabalhar imitações, 
gestos e expressões e construir a identidade.
Tempo estimado 
De 15 a 20 minutos por dia. 

Material necessário 
Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazetes com fotos de diferentes 
expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias,
 bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.

Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual.
 Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, 
ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização 
das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. 
O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros 
podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons 
(todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado
 para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. 
Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se
 no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia. 

Desenvolvimento 
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação. 

Atividade 1 
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes 
do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar 
os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual? 

Atividade 2 
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.)
 que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos 
gestos e imitar os colegas. 

Atividade 3 
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos:
 Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se! A cada posição, estimule-os a se observar e testar
 possibilidades de movimento. 

Atividade 4 
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois,
 sugira que a garotada faça caretas variadas. 

Atividade 5 
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se
 ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras. 

Avaliação 
Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração
 dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas 
e brincadeiras.

Da Nova Escola.

Nenhum comentário: