O Dia Feliz
VERSO DA LIÇÃO: “Encontraríamos um homem como este, cheio do Espírito de Deus.” Gn. 29:4.
VERSO OPCIONAL: “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei”. Mateus 25:21.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: prato vazio, prato com bastante alimentos; Lição: Opção A: maquete; Opção B: cenário grande; Revisando:o mesmo poço usado na lição; Aplicando: caixa ou sacola com objetos variados (pano de prato, escova de sapato, travesseiro, brinquedo, etc.); Contando aos Outros: cópias da atividade (abaixo), tesoura, lápis de cor.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Opção A: Maquete, cartazes ou flanelógrafo - figuras e/ou bonecos de José, faraó, sala do trono, carruagem.
Opção B: Cenário grande - (crianças fazem a vez dos personagens) para o cenário do palácio, cobrir uma cadeira com tecido bem bonito (de preferência, dourado); usar um patinete ou cadeira com rodízios para ser a carruagem; ter um anel de brinquedo (pode ser feito de arame). A capa pode ser um casaco, um sobretudo, uma toalha ou um tecido grande.
Contando aos Outros: Copiar a atividade abaixo diretamente em cartolina ou imprimir a figura em papel comum e colá-lo em cartolina ou papel cartão. Se quiser algo muito bonito, imprimir em papel adesivo e colar em EVA.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar o prato vazio e perguntar o que há no prato e como ficam as pessoas quando não têm o que comer. Mostrar o prato cheio de alimentos (podem ser frutas), perguntar o que há no prato e como ficam as pessoas quando há bastante comida. Mostrar novamente o prato vazio e explicar que dizemos que há falta de comida, quando há pouca ou nenhuma comida e dizemos que há fartura de comida, quando há bastante alimentos para comer. Mostrar que as palavras são parecidas, mas têm significados diferentes. Depois, dizer que na lição de hoje falará em falta e em fartura.]
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Combinar com as crianças que toda vez que a palavra fartura for mencionada, elas deverão abrir e fechar as mãos três vezes, juntando as pontas dos dedos (este gesto quer dizer “muito”) e, quando for mencionada a palavra falta elas devem mostrar as mãos vazias. Movimentar os personagens conforme a história. Revisar a lição anterior rapidamente e dizer:] Faraó ficou preocupado com tudo o que José falou para ele. Tudo bem que haveria sete anos de fartura [abrir e fechar as mãos]. Mas, como guardar a comida que sobraria nesses anos de fartura para comer nos anos de falta? Como dar comida para todo mundo durante tanto tempo? Faraó não sabia o que fazer. José disse [imitar a voz de José]: “Escolha um homem bem inteligente, que junte todo o trigo que sobrar nos anos de fartura e guarde-o para ser usado nos anos defalta.” Faraó escutou o conselho de José. Ele pensou [colocar a mão no queixo, como quem está pensando], pensou. Olhou para os ajudantes dele e não viu ninguém que fosse capaz de fazer aquilo. Depois, ele olhou para José, pensou na sabedoria dele e disse: “Onde nós vamos achar alguém tão sábio como José que tem o espírito de Deus. Você vai ser o governador, José! Você vai mandar em todo o Egito. Todos vão obedecê-lo. Só eu vou mandar em você.” Naquele tempo, os reis tinham um anel com um carimbo. Toda vez que eles escreviam uma ordem, eles usavam o carimbo do anel para mostrar que a ordem era dele. Ele, então, tirou o anel do seu dedo e colocou no dedo de José, querendo dizer que, daquela hora em diante, era José quem mandaria fazer as leis [colocar o anel no dedo de José.] Ele também mandou que José vestisse umas roupas lindas, caríssimas, que só as pessoas muito poderosas usavam [colocar uma capa bonita sobre José.] Com José bem vestido e com o anel no dedo, faltava mostrar o novo governador para o povo. Como naquele tempo, não havia rádio, nem TV, muito menos internet, eles tinham que fazer isso de outro jeito. Faraó mandou que José subisse na linda carruagem real [colocar José na “carruagem”] e ordenou que a carruagem passasse pela cidade, com os guardas gritando na frente dela: “Esse é o novo governador do Egito! Ajoelhem-se diante dele!” E todos se ajoelhavam diante dele. [Fazer Jose passear sobre a “carruagem” pela sala. As crianças devem inclinar-se diante dele, como se fossem os egípcios.] Imaginem a felicidade de José! Sair daquela prisão horrível para ir morar em um palácio! Agora ele não teria mais falta.Pelo contrário, teria uma vida de fartura. E José, tendo tanta fartura, não se esqueceu de Deus. Ele continuou sendo fiel e mostrou para aquele povo quem é o Deus verdadeiro.
REVISANDO: [Colocar o personagem José bem afastado do palácio e fazer as perguntas, uma a uma. Se as crianças acertarem, José se aproxima do palácio. Se elas errarem, ele se afasta.]
MEMORIZANDO (opção A - verso da lição): [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo como está na lição:]
Encontraríamos um homem como esse - mostrar as mãos, apresentar algo à frente;
Cheio do Espírito de Deus - abrir e fechar as mãos três vezes, apontar para o Céu.
Gênesis 41:8. - desabrochar uma flor e formar um livro.
MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional): “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei”. Mateus 25:21. José fazia tudo com capricho na casa de Potifar e também na prisão. Ele foi obediente a Deus, sendo um escravo e, depois, sendo um prisioneiro. Como ele foi fiel em trabalhos tão humildes, Deus viu que ele poderia confiar nele para fazer trabalhos importantes e, assim, ele recebeu uma grande responsabilidade. Jesus disse, em Mateus 25:21: [ler o verso na Bíblia] “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei.” Precisamos memorizar esse verso para lembrarmos dele quanto tivermos algum trabalho para fazer. Vamos aprendê-lo com gestos. [Repetir o verso com os gestos sugeridos abaixo por, pelo menos, três vezes.]
Sobre o pouco foste fiel - juntar o indicador e o polegar;
sobre o muito te colocarei - abrir os braços;
Mateus 25:21 - desabrochar uma flor e formar um livro.
APLICANDO: [Dizer:] Uma garotinha, que morava em um sítio, pediu que seu pai lhe desse um cavalo como presente de aniversário. Ele disse que ela precisaria cuidar do cavalo e isso daria muito trabalho. A garotinha prometeu ao pai que cuidaria muito bem do cavalo. Mas, no dia do seu aniversário, seu pai lhe deu um pintinho. Ela ficou bastante decepcionada. Afinal, um pintinho era muito diferente de um cavalo. Só que, mesmo decepcionada, ela cuidou muito bem do seu pintinho. Dava comidinha, água, protegia dos animais perigosos e aquecia nos dias de frio. O ano passou rapidinho e nopróximo aniversário, seu pai lhe deu o cavalo que ela tanto queria. A garotinha ficou muito feliz e perguntou ao pai porque primeiro ele tinha dado o pintinho e não cavalo. O papai respondeu que, primeiro, ele queria ver se ela cuidaria bem do pintinho. Como ela tinha sido caprichosa com o pintinho, ele teve confiança de dar um cavalo para ela. Ela foi fiel no pouco e depois recebeu o muito. Vocês ainda são pequenos, não podem fazer trabalhos muito complicados, que exijam muita força. Mas, nas pequenas coisas que vocês podem fazer, vocês podem ser caprichosos. Assim, quando forem grandes, receberão responsabilidades maiores. Agora vamos fazer uma atividade diferente. Vou fazer alguns gestos de coisas que as crianças podem fazer. Vocês têm que adivinhar o que é.
[Gestos sugeridos: secar a louça, tirar o pó dos móveis, engraxar os sapatos, guardar os brinquedos, arrumar a mesa, regar as plantas, etc. VARIAÇÃO: Se as crianças forem um pouco maiores, escrever as ações em papeizinhos ou cochichá-las ao ouvido das crianças. As crianças devem fazer as mímicas para as outras adivinharem.]
CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar uma cópia da atividade para cada criança colorir. Depois, cortar as figuras nas linhas grossas e deixar que as crianças brinquem com seus quebra-cabeças. Incentive-as a usar essa atividade para contar a outros o que aprendeu na lição. Dar também um saquinho para as crianças guardarem a atividade sem perder as peças.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário