Os dez mandamentos do professor do ministério infantil
A pessoa que está disposta a dar aulas no ministério infantil de uma igreja evangélica precisa estar empenhado em seu trabalho e disposto a seguir uma rotina que muitos consideram pesada. Assim como um professor comum, o trabalho não se restringe ao horário de aula, é preciso um preparo de organização dias antes da aula; e mesmo quando a aula acaba, o trabalho do professor continua. Algumas atitudes são importantes para que professor tenha uma aula proveitosa e que seus objetivos sejam alcançados. Neste texto selecionamos dez passos importantes para que uma aula do ministério infantil seja realizada com sucesso. São dicas para dar aula que começam no preparo e seguem até após o término das aulas.
1. Consagração
Assim como todo serviço em uma igreja, sem consagração estamos fadados ao fracasso. Diferentemente de uma aula comum (nas escolas), quando damos aula na igreja infantil, estamos lidando com o mundo espiritual, por isso, pedir orientação a Deus e nos dedicarmos de coração ao serviço é essencial. A consagração para uma boa aula significa levar o serviço com responsabilidade, ou seja, realizar um preparo, separar um tempo para o estudo da lição, orar pelas crianças, ler outros textos bíblicos que falem do mesmo assunto. O professor deve separar, de antemão, o material a ser usado e preparar o local para que a aula seja realizada sem imprevistos.
2. Ambiente de trabalho
Esta é uma dica para os professores que precisa ser levada a sério. É muito ruim o professor ficar procurando uma tomada, arrumar as cadeiras ou verificar se o rádio está funcionando somente quando as crianças já estão em sala. Isso torna o ambiente propício à bagunça. As crianças aproveitam o momento que o professor não está atento à sala e aproveitam para conversar, correr, empurrar. O material em bom estado e em ordem são determinantes para que a aula flua com precisão. A organização da sala é fruto da organização pessoal do professor. Uma pessoa desorganizada e confusa são vai conseguir criar um ambiente igual.
3. Auxiliar
Se a aula do ministério infantil for preparada com um auxiliar é importante que os dois sigam as mesmas regras. Um auxiliar precisa saber se as crianças podem ir ao banheiro a qualquer hora, se haverá lanche, onde estão os materiais que serão utilizados na aula e assim por diante. O auxiliar precisa saber como será organizada a aula, o período de oração, o tempo da lição e assim por diante, para que não fique perdido, deixando as crianças igualmente perdidas. As regras da aula e o funcionamento geral do dia precisam ser passadas ao auxiliar, por isso, é recomendado que professor e auxiliar se comuniquem antes de a aula começar. Além disso, professor e auxiliar com critérios diferentes de organização e disciplina pode entrar em conflito, por isso, o professor deve passar suas regras ao auxiliar antes de começarem a aula.
4. Criatividade
O professor precisa ser criativo. O conteúdo pode ser passado de diferentes maneiras, por isso, o trabalho do professor começa bem antes da aula. Ele precisa pesquisas maneiras diferentes de dar uma lição, precisa ver se existem materiais criativos, diferentes, para dar a aula e o que pode ser feito para que as crianças memorizem o conteúdo; pode fazer um jogo de perguntas, pode
fazer um teatro, separar músicas, fazer recorte… Seja qual for a lição sempre há diferentes maneiras de se passar o conteúdo.
5. Programe-se
Antes de iniciar a aula do ministério infantil, o professor precisa realizar um esboço da aula, com cada período determinado, com material separado e previsão de tempo para cada atividade. A programação envolve tudo o que será feito até que a aula termina, por isso deve conter informações do tipo: tempo da lição, o que será dado além da lição, cânticos período de oração e memorização do versículo.
6. Não faça leitura
Um erro comum nos professores novatos é realizar a leitura da lição. Isto só deve ser feito propositalmente quando o professor deseja enfatizar uma passagem bíblica ou, claro, no período de memorização do versículo. Por isso, a preparação e a programação são importantes, pois o professor que não demonstra domínio sobre o conteúdo cai em descrédito e ainda se perde no resto da aula. Por isso, o professor deve ser orientado a estudar bem a palavra a ponto de não precisar fazer leituras. No entanto, isso não significa que não possa consultar algumas anotações. O professor novato ou com dificuldades de memória pode realizar um esboço com pequenos tópicos para que leia durante a aula, quando estiver perdido ou esquecido.
7. Tempo de lição
O preparo do professor deve envolver também a organização da lição de forma a contemplar adequadamente seus alunos, conforme a idade das crianças. O professor do ministério infantil não pode, por exemplo, preparar uma lição de vinte minutos para alunos de cinco ou seis anos. As lições para crianças menores não deve exceder os dez minutos, enquanto que as lições para crianças maiores não devem ultrapassar os vinte minutos.
8. Cumpra sua palavra
O professor deve sempre cumprir com sua palavra. Se disser que após a lição todos irão ao banheiro, ou que no final da aula haverá uma surpresa, essas palavras devem ser cumpridas. Alguns professores mal preparados tentam “enrolar” as crianças com promessas os adiando decisões, isso só torna a imagem do professor ruim, como um mentiroso.
9. Seja um exemplo
Não adianta chamar a atenção de alguém que conversa se o próprio professor sempre interrompe a aula para conversar com outras pessoas, ou vive ligado no celular. Quem dá aulas no ministério infantil deve usar roupas adequadas, tomar cuidado com suas palavras e sua postura. Por isso, a igreja precisa preparar e selecionar professores que tenha o perfil cristão de acordo com seus princípios e doutrinas.
10. Procure a liderança para tirar dúvidas
Em caso de perguntas que não saiba responder, ou dúvidas no preparo e execução da aula o professor deve sempre procurar sua liderança para tirar dúvidas. Dizer algo que vai contra a liderança ou que não tenha sua confirmação só piora a imagem do professor, por isso, é importante o professor ter proximidade com a liderança do departamento infantil da igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário