Seguidores

sábado, 27 de agosto de 2016

DINAMICA DAS VELAS

DINAMICA DAS VELAS

 - Confiança
- União


  Objetivos: Refletir sobre coisas que não conseguiu realizar e projetar a confiança em outra pessoa para realização futura daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo.   Nº de Participantes: de 8 a 30 participantes   Material: Duas velas - uma minúscula (usada), bem pequena mesmo e outra grande (nova); dois suportes ou castiçais para que as velas não escorram na mão de quem as segurar; fósforos.   Desenrolar:

Esta dinâmica é indicada para grupos que trabalham juntos ou já convivem.

O facilitador deverá ter à mão, de forma visível, uma pequena vela, já quase no fim. A vela grande deverá estar guardada, sem que o grupo a veja.

Orienta-se para que o grupo fique posicionado em círculo, sentados em cadeiras ou no chão. Acende-se a vela pequena, informando ao grupo as seguintes instruções:

"Esta vela que está se acabando é você. Ela representa o final das nossas atividades aqui. Muitas coisas poderiam ter sido realizadas, mas não foram. Algumas nem foram ditas. Você está no seu instante final e esta é uma oportunidade única. É a sua despedida. O que você gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?"

Inicia-se por um voluntário. Este falará e passará o toco da vela para o vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até todos terem falado.

Acende-se então a vela grande (nova). Recomeçando com o mesmo voluntário do início, dizendo o seguinte:

"Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez até hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria para depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você não pôde realizar? Dirija-se até ela e passe a vela".

Deixam-se os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem. Várias pessoas poderão ser escolhidas, e algumas poderão não ser escolhidas, tal qual é na vida real.

Ao final, abrir para depoimentos adicionais - sentimentos,emoções, recados extras, etc..

Nenhum comentário: