Brincadeiras com Bola
Você já imaginou quantas brincadeiras e jogos diferentes podemos fazer com uma simples bola? Pois é, pode ter certeza que são muitas!
A bola é provavelmente a diversão mais antiga que se tem conhecimento... Historiadores relatam que nos desenhos das cavernas da pré-história há homens com bolas nas mãos.
Eram provavelmente feitas de pedras e com objetivo de auxiliar na caça.
Usada como diversão, o primeiro registro é de um jogo chamado kemari, criado em 4500 a.C. no Japão. Era um jogo parecido com o futebol, mas a finalidade mesmo era fazer treinamento de guerra com sua prática.
Mas, pode ser bola, bolinha ou bolão é possível fazer muitas brincadeiras divertidas com uma bola e é isso mesmo que vamos sugerir agora, ou seja, brincadeiras com bola divertidas, que você poderá brincar com seus amigos nas férias, finais de semana ou em qualquer tempinho livre...
Gol a Gol
Neste jogo só brincam duas pessoas
por vez. O objetivo é marcar gol no adversário. Só pode chutar, no máximo, do
meio de campo. O campo deve ser dividido ao meio e cada jogador fica em um gol.
As regras são simples: se a bola
bater na trave ou no travessão, o adversário bate pênalti; se passar do meio de
campo para chutar, o adversário também bate pênalti e, se a bola sair pela
lateral, é chute de bola parada de onde a bola saiu. São dois tempos de 25
lances cada.
Duas Ilhas
Neste jogo podem participar oito ou
mais jogadores. O objetivo do jogo é fazer com que a equipe de náufragos passe
de uma ilha para a outra sem que a equipe de tubarões a acerte com uma bola.
Para preparar o jogo, que deve
ser em um espaço amplo, deve-se desenhar no chão dois círculos com cerca de 3 metros de diâmetro e a 15 metros de distância um
do outro. Esses círculos serão as "ilhas". A turma deve ser dividida
em dois times: o de "tubarões", que ficam espalhados, fora dos
círculos, e o de "náufragos", que ficam em uma das "ilhas"
e começam com a bola.
Um dos "náufragos" lança a
bola o mais longe possível e sai correndo até a outra ilha. Os "tubarões",
então, tentam pegar essa bola e acertar no "náufrago", antes que ele
chegue na ilha. Se conseguir, o náufrago vira "tubarão". Quando não
tiver mais nenhum jogador na primeira ilha, contam-se os que conseguiram chegar
à outra e as equipes invertem os papéis.
Alerta
Podem jogar três ou mais pessoas e o
objetivo é evitar que a bola acerte nos jogadores e tentar acertá-la em outras
crianças para ficar no jogo o máximo de tempo possível.
Um jogador começa com a bola e os
outros ficam a sua volta. Ele lança a bola para cima com as duas mãos e, ao
mesmo tempo, grita o nome de um dos outros jogadores, que deverá pegar a bola o
mais rápido possível. Os demais devem tentar se afastar da bola.
Se o jogador que teve seu nome
chamado conseguir pegar a bola antes que ela toque no chão, pode jogá-la para
cima dizendo outro nome. Mas, se pegar depois dela ter pingado, ele deve gritar
"alerta" e todos param onde estão. Ele lança, então, na direção de
alguém, para acertá-lo. Vale desviar da bola, mas sem sair do lugar.
Quem for acertado é considerado
"ferido" e é o próximo a jogar a bola para cima, gritando o nome de
outro jogador. Se o jogador que arremessou a bola não acertar ninguém, também
fica "ferido".
Se o "ferido" for acertado
novamente, ele é chamado de "gravemente ferido". Na terceira vez, é
tido como "morto" e sai da brincadeira. O jogo acaba quando ficarem
somente dois jogadores.
O Mico
Neste jogo participam quatro ou mais
pessoas e o objetivo é evitar que duas bolas se encontrem na mão de uma pessoa.
Para iniciar o jogo os participantes
devem se posicionar em círculo, ficando duas crianças que se defrontam, de
posse de uma bola, que é chamada de "mico".
Ao sinal de início, as crianças que
tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e
assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma
bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam
que isto aconteça em suas mãos.
Quem deixar cair a bola deve
recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez
que o mico é apanhado interrompe-se a brincadeira.
Ameba
Neste jogo o ideal é ter mais que
seis participantes. Para organizar é só espalhar os jogadores pela quadra e dê
uma bola a um deles. Quem estiver com a bola não pode andar e tem que tentar
acertar algum participante.
Se a bola sair da quadra sem acertar
ninguém, o jogador recebe a bola para tentar novamente. Quem for acertado vira
ameba e tem que se sentar. Uma ameba só pode se levantar de novo se tocar em
alguém que está de pé ou se conseguir pegar a bola. Quando conseguir isso, ela
grita "ameba!" e a pessoa que estava de pé, se senta. Para a
brincadeira ficar mais divertida, vale dar mais bola para vários jogadores.
Vôlei do Alfabeto
Primeiro deve ser escolhido um tema,
como por exemplo, frutas. Em seguida as crianças formam um círculo e jogam
vôlei, só que a cada lance, devem falar uma letra seguindo a ordem alfabética.
Quem deixar a bola cair deverá falar
uma fruta que comece com a letra da vez, por exemplo se a bola caiu ao falar a
letra “m”, quem deixou cair poderá falar mamão, maçã ou melancia, por exemplo.
Em seguida retorna-se ao jogo com a letra seguinte.
Barra Bola
Para esse jogo traçam-se duas linhas
paralelas distantes 10
metros uma da outra. Atrás das linhas será o campo de
cada um dos times. Os times terão um número igual de crianças.
Ao iniciar o jogo, o time escolhido
para a partida pega a bola e um de seus componentes arremessa para o campo
contrário. Se a bola não for apanhada no ar, aquela que a pega no chão terá que
devolvê-la também para o campo contrário; se a bola for apanhada no ar, aquele
que o fizer passará para o campo oposto, como espião do seu time.
O espião deve procurar sempre
apanhar a bola do adversário, para poder passá-la as mãos de um dos componentes
de sua turma. E, se este conseguir apanhar a bola antes de cair no chão, também
passará para o campo contrário como espião. Vencerá o time que conseguir o
maior número de espiões no campo oposto.
Queimada
Na queimada dois grupos são formados
ficando cada qual em um lado do campo, no mesmo haverá uma marcação chamada
poço, onde os adversários queimados deverão ficar até o fim do jogo.
As jogadas são sempre alternadas
para cada equipe. O jogo começa com um jogador atirando a bola em alguém. O Jogador
é queimado quando a bola bate nele e depois cai no chão, porém se a bola for
agarrada o jogador está salvo.
Se a bola bater em mais de um
jogador, é sempre o último a ser atingido que deverá ir para o poço. Quem está
no poço pode queimar seu adversário, para que possa voltar para seu campo.
Na queimada ganha o jogo a equipe
que “queimar” todos os jogadores da equipe adversária.
Curiosidade
A primeira bola de futebol que rolou
nos campos brasileiros foi trazida em 1884, por Charles Miller e era feita de capotão, ou seja, de couro curtido e a
câmara de ar era uma bexiga de boi. Essas bolas tem o inconveniente de pesarem
mais em dias de chuva porque o couro fica encharcado.
Somente em 1994 esse problema foi resolvido porque as bolas começaram a ficar mais leves e sem possibilidade de encharcar, graças à utilização de material sintético, como os polímeros.
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