Dinâmicas
Dinâmica: Medo de Desafios
Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro.
Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a
turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o
seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma
ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele
que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar.
Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser
cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a
turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma
tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa
de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve
estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele
que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o
coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver
coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a
caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente
com ninguém).
Objetivos:
O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de
situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender
que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa
frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma
feliz notícia.
Dinâmica: do 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois
comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com
as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente.
Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida
Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração
partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais
bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até
que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois
nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais
bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso
mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência,
as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o
coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao
meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os
participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do
coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada
um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá
escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração
esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor
deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a
outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração
de Estudante.
Dinâmica: “Convivendo com Máscaras”
Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e
coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico
Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma
máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento
atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de
churrasco para que cada um se apresente falando de si através da
mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara
com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A
máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos
integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo
Autores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário