Identidade - Projeto na frente do espelho
Posted: 2013-02-24 23:18:21 UTC-04:00
Oi gente!
Estou aqui para compartilhar com vocês mais um projeto para trabalhar identidade com a turma...
este projeto tem por objetivo: familiarizar-se com a imagem do corpo, trabalhar imitações,
gestos e expressões e construir a identidade.
Tempo estimado
De 15 a 20 minutos por dia.
Material necessário
Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazetes com fotos de diferentes
expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias,
bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.
expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias,
bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.
Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual.
Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes,
ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização
das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas.
O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros
podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons
(todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado
para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental.
Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se
no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia.
Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes,
ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização
das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas.
O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros
podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons
(todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado
para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental.
Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se
no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia.
Desenvolvimento
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.
Atividade 1
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes
do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar
os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?
do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar
os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?
Atividade 2
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.)
que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos
gestos e imitar os colegas.
que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos
gestos e imitar os colegas.
Atividade 3
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos:
Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se! A cada posição, estimule-os a se observar e testar
possibilidades de movimento.
Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se! A cada posição, estimule-os a se observar e testar
possibilidades de movimento.
Atividade 4
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois,
sugira que a garotada faça caretas variadas.
sugira que a garotada faça caretas variadas.
Atividade 5
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se
ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.
ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.
Avaliação
Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração
dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas
e brincadeiras.
Da Nova Escola.
dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas
e brincadeiras.
Da Nova Escola.
É um prazer poder ajudar a todos vocês!!! Deixe um recadinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário